Black Mass é forte concorrente ao Oscar 2016 de Maquiagem e Penteados

O trabalho do maquiador Joel Harlow é premiado e reconhecido. Há anos ele acompanha Johnny, e foi responsável por caracterizações memoráveis dele, como em Piratas do Caribe, Alice no País das Maravilhas, O Turista, Diário de um Jornalista Bêbado, Sombras da Noite e O Cavaleiro Solitário. E novamente ele se sobressai, na incrível produção realizada para Aliança do Crime (Black Mass), desta vez em parceria com Gloria Casny. O trabalho está sendo considerado um forte concorrente ao Oscar 2016 de Maquiagem e Penteados.

O Below The Line News trouxe ontem, dia 15/12/2015, uma longa matéria sobre o assunto, onde Joel conta em detalhes todo o processo, e a importante participação de Johnny.

Contender – Os maquiadores de ‘Aliança do Crime’ Joel Harlow e Gloria Casny

Ao replicarem figuras da vida real em um filme, os artistas encarregados de criar as semelhanças sempre encaram um desafio – recriar precisamente o visual da pessoa real sem perder a estrela de cinema usando a maquiagem sob camadas de próteses. Aliança do Crime não foi exceção dessa realidade, com a estrela Johnny Depp interpretando o gângster Whitey Bulger, uma figura notável da década de 1970 em diante.

“Eu estava com Johnny em uma turnê de imprensa,” disse o maquiador de longa data de Depp Joel Harlow. “Ele queria parecer exatamente como Bulger; a produção estava à procura de algo mais.”

blackmass_zpsadabbbd7

Como era de se esperar, cineastas e produtores ficaram apreensivos de que o público em massa tivesse dificuldades de reconhecer Depp, uma estrela de cinema de alto nível dos últimos 25 anos, se próteses pesadas fossem utilizadas para aproximá-lo da aparência de Bulger. No entanto, Depp a bordo com o plano de Harlow, os dois resolveram criar uma versão única. “Nós passamos por cinco diferentes testes de maquiagem e prótese completos,” explicou Harlow. “Um deles era um nariz e uma testa de silicone que abrangia as sobrancelhas e ia duas polegadas ao alto de sua cabeça para puxar as sobrancelhas e a peruca.”

LR-IMG_3710

De dois testes que foram executados no mesmo dia, Harlow e Depp escolheram a versão que eles concordaram que deveria ser levada para o filme. “Ainda há bastante de Johnny lá que os responsáveis ficariam felizes, e bastante de Whitey que Johnny ficaria feliz,” revelou Harlow. “Eu comecei a fazer isso muito rápido. Começou a parecer como se essa fosse a versão que realmente precisávamos nos focar. Começou a tomar mais tempo. Nós tivemos alguns testes depois para aprimorá-lo e tratar de algumas questões que precisavam estar no filme. Decidimos continuar com o teste cinco.”

De início, Harlow criou toda a maquiagem que posteriormente seria aprimorada com as habilidades da chefe do departamento de cabelos, Gloria Casny. Harlow sabia de sua experiência com JJ Abrams em Star Trek (2009) que ele precisava perfurar as sobrancelhas de Bulger na aplicação da testa de silicone, então ele chamou pelos talentos de Khanh Trance, um fabricante de perucas, perfurador de cabelos e especialista em tudo sobre cabelos. “Ela é um cavalo de batalha,” diz Harlow. “Cada uma daquelas testas levaram 22 horas para perfurar. Gloria junta a testa com uma peruca parcial na parte de trás. Ela teve que estilizar cada uma delas para combinar com a peruca. Nós aplicamos elas todos os dias. Incluindo o teste, havia 50 testas diferentes.”

O teste final de Harlow foi feito menos de uma semana antes de Depp começar a gravar Aliança do Crime. Depois que ele recebeu o aval da produção, ele precisava fabricar os aparelhos de silicone com precisão. “Nós estamos lidando com 4-5 dias.” disse ele. “Steve Buscaino (supervisor do laboratório de maquiagem) sempre executava minhas peças de silicone. Nós não podíamos ter nenhuma rejeição. Uma vez que Steve os aprovava, e eles eram limpos, eles iam para Khanh, que os perfurava.”

“Em alguns círculos, o conceito de ‘nariz falso’ é considerado uma solução rápida para completar qualquer tipo de maquiagem. Com Johnny Depp, Harlow precisou esculpir e fabricar um nariz muito específico, sobre o qual toda a aparência do personagem dependia. “James Bulger tem um nariz quase delicado.” afirmou Harlow. “Mesmo que Johnny tenha um nariz artisticamente trabalhado, não era o que Bulger tinha.”

Black Mass 2

Uma vez que Harlow pegou o ritmo de aplicação e pintura das próteses, ele foi capaz de completar a maquiagem em menos de duas horas. “Essa coloração de pele clara irlandesa que queríamos transmitir, foram pintadas nele,” explicou Harlow, “a perfuração foi feita em uma peça não pintada, eu queria ser capaz de igualá-la a ele sem qualquer sobreposição ou acúmulo de tinta.”

Para alcançar o esquema de pintura cuidadosa sobre Depp, Harlow utilizou cores do Illustrator e suas próprias borrachas aerógrafas e máscaras. “Se você as aerografa muito com cores de tatuagem, isso lhe dá um filme frágil,” disse ele. “Tem uma coloração mínima de tatuagem. As lentes foram as últimas coisas a entrarem. Christina Patterson pinta muitas das minhas lentes de contato. Ela fez várias versões, mudando (Depp) de castanho para azul. É muito fácil ir longe demais; o azul pode parecer vampírico. Nós fizemos várias versões e intensidades diferentes. (Bulger) realmente tinha olhos muito azuis. Nós recuamos um pouco – muito azul, mas não tão azul quanto o cara real.”

Além de Depp, Harlow esculpiu uma maquiagem profética para Benedict Cumberbatch que interpretou Billy Bulger, incluindo bochechas cheias e um pedaço de queixo, uma maquiagem aplicada em uma base regular pelo artista Richie Alonzo. Jesse Plemons como Kevin Weeks também usou maquiagem orientada por uma prótese.

LR-IMG_1852

Então, para a cena final do filme, onde Bulger é preso em Santa Monica em 2011, Harlow projetou e formou uma maquiagem de velhice completa para Depp, com uma barba branca e bigode. Para criar o visual, Harlow pegou fotos de referência da prisão real. O visual necessitava de uma cabeça cheia de cabelo, menos áreas de calvície, perfurados em uma prótese, e Harlow raspou o cabelo de Depp para trás, já que Bulger tinha um corte naquele ponto. Após esforço intenso para criar o visual final, a câmera só pegou metade do rosto de Depp, brevemente vislumbrado à medida que a porta do elevador se abre.

LR-Gloria-Casny

No entanto, falando em retrospecto, Harlow afirmou que Aliança do Crime foi devidamente gratificante, embora envolvesse uma pressão substancial para criar algo icônico com sua estrela que era simultaneamente respeitoso com a aparência do personagem original. “Você não quer que alguém olhe para a maquiagem e saia da história,” ele disse. “Você quer valorizar a história.”

O trabalho de Harlow será visto no próximo Star Trek Beyond, para o qual ele criou 54 raças alienígenas separadas.
Para Gloria Casny, ela descreveu sua tarefa fundamental dada ao personagem de Whitey Bulger, como determinar a menor quantidade de perfuração de cabelo no aparelho da testa que a maquiagem completa exigiria. “Uma polegada de perfuração e o resto era a peruca,” disse ela sobre o processo de mistura de cabelo perfurado com cabelo adicional que precisava para combinar com a cor do verdadeiro Bulger. “A porcentagem de cinza foi um processo de testes. O cabelo estava muito escuro; a linha do cabelo estava muito pra trás. O formato da cabeça de Johnny era totalmente diferente da de Whitey.”

O primeiro trabalho de Casny em uma base diária foi preparar o cabelo verdadeiro de Depp. “Alisá-lo para trás para o Joel começar,” disse ela. “Nós fizemos isso juntos para colocarmos a prótese – cortamos pedaços da parte de trás e prendemos a peça de silicone em seu cabelo. Eu voltei, coloquei a peruca e misturei. Eu estava normalmente sentando e cortando o cabelo para ficarem misturados na peruca. Eu tinha duas perucas: uma tinha mais cinza do que a outra – 1975 e 1985.”

1959733_1112786328748513_3942056238986112876_n

Além disso, Casny foi responsável pelo cabelo e perucas de outros membros do elenco. “A maioria dos homens usava extensões, cor e peças de renda, e meias peças,” disse ela sobre suas várias partes de cabelo. “Nós cobrimos o cabelo grisalho e fino, a medida que eles envelheciam, nós tirávamos. Era tudo sutil. O filme todo tinham homens. Eu tinha três perucas para Sienna Miller até 2011 – ela foi totalmente cortada. Na cena de Miami, você a vê beijando Whitey uma vez.”

Do projeto, Casny, cuja carreira começou em plena criação de 15 aliens em Star Trek: Deep Space Nine, apontou para o envolvimento de sua estrela no personagem como uma das chaves para o sucesso de Aliança do Crime. “Ele sabe o que quer,” disse ela. “Ele estava muito envolvido em ter essa maquiagem – ele queria esse personagem.”

Tradução DeppLovers – Jaquee

Matéria original

4 thoughts on “Black Mass é forte concorrente ao Oscar 2016 de Maquiagem e Penteados

  1. Luana Varela disse:

    Uau, que máximo! É onde paramos e observamos que para um filme dar certo é tipo uma cebola…. várias camadas. São diversas etapas, diversas pessoas, muitos colaboradores… inúmeras profissões. Todos trabalhando juntos na criação de uma obra como essa. Achei incrível. Maquiadores mega talentosos! Estão de parabéns!

  2. Liu disse:

    Mais um trabalho impecável do Joel e sua equipe! Estou torcendo muito para que esse grande talento seja mais uma vez reconhecido e premiado! Obrigada Jaquee e Rosa

  3. ana paula disse:

    Realmente um trabalho digno de Oscar! Caracterização impecável! Ainda morrendo de ansiedade pra conferir essa maravilha nas telinhas!

  4. Heleusiane disse:

    Trabalho de excelência. Perfeito. É muita dedicação e empenho dos profissionais. Vale o Oscar mesmo!!!!
    Tô torcendo pra que ganhem. Vai ser mais que merecido.
    E Johnny é muito paciente ao se deixar transformar tão detalhadamente assim. Também merece um Oscar… muito… muito!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

«
»