Companheiras de Johnny

Não gente! Eu não vou falar sobre a vida pessoal de Johnny ou de suas “botas”. As companheiras que quero destacar neste post são as mulheres que ajudam a criar os personagens de Johnny com seus figurinos e maquiagem impecáveis. Tim Burton disse que as roupas são parte do personagem, quando o ator veste o figurino ele se torna o personagem por completo. Sendo assim, quero destacar as figurinistas Penny Rose, Colleen Atwood e a make-up artist Ve Neill.

 
Penny Rose é a figurinista dos Piratas do Caribe, ela foi a responsável pela criação e elaboração das roupas do Jack (e de todos os outros personagens, claro.) junto com Johnny. Só para ilustrar o quanto Penny Rose é competente, ela também fez o figurino de O Príncipe da Pérsia, Evita, Rei Arthur , Pink Floyd The Wall entre muitos outros.

Para a criação de Piratas do Caribe, Penny foi atrás de materiais inusitados como, por exemplo, a criação do chapéu do Jack em PDC2 que flutua na água. O chapéu parece de couro, mas não é, senão afundaria. É feito de borracha imitando couro. Ou a faixa na cintura de Jack feita à mão por artesãos de uma vila na Turquia, que foi cuidadosamente envelhecida e rasgada para manter o espírito “Jack Sparrow”.

Penny diz que Johnny contribuiu e muito para a criação do personagem o que ajuda na concepção das roupas. Ele sempre participa das elaborações das roupas e dá seus palpites com muita convicção. Como quando ele foi escolher o cinturão do Capitão Jack Sparrow. Havia dois cinturões para ele escolher, ele vestiu os dois gostou, e perguntou se não poderia usar os dois de uma vez! Penny também disse que Johnny a deixava “louca” porque não gostava de trocar de roupa, usava sempre a mesma, no caso dos Piratas ele sempre pedia para usar a roupa numero 1 mesmo quando estava molhada. A mesma coisa com as botas, ela mandou fazer 12 pares de botas para Johnny, mas ele sempre queria usar as mesmas e quando elas ficavam molhadas, ela tinha que tentar convencê-lo a trocá-las, o que era uma tarefa difícil. 🙂

Colleen Atwood já trabalhou com Johnny em oito filmes ! – Edward Scissorhands, Ed Wood, The Legend o f Sleepy Hollow, Sweeney Todd, Public Enemies, The Rum Diary  Alice in Wonderland e The Turist. Esta podemos falar que conhece Johnny até do avesso! Colleen já ganhou o Oscar duas vezes, em 2002 por Chicago e em 2006 por Memórias de uma Gueixa. Colleen é uma maga das tesouras e tecidos e consegue traduzir nas roupas todos os personagens que Tim Burton cria e visualiza para Johnny. Ela diz que Edward Scissorhands é o seu filme favorito de todos que faz fez ao longos dos anos. Para elaborar Sweeney Todd ela e Johnny partiram de um fino cachecol que Colleen estava usando no momento, Johnny colocou-o e disse “ Aí está Sweeney Todd.”

Colleen é muito minuciosa em seu trabalho e não deixa escapar um detalhe sequer. Para o Mad Hatter ela fez uma extensa pesquisa sobre os chapeleiros da época e adicionou alguns acessórios como carretéis e alfinetes para que Johnny pudesse “brincar” com eles. A gravata do Chapeleiro indica seu humor ficando para cima ou para baixo. O colete por baixo do casaco foi feito de vários retalhos de seda e tem um botão diferente do outro para expressar a loucura do personagem. Para o mais novo personagem de Johnny, Frank Taylor- The Turist, Colleen tinha que dar um ar de professor solitário vindo da classe media americana, ela preocupou-se em fazer as solas dos sapatos gastas e reformadas, tipo meia-sola.

Ve Neill é a premiada make up artist responsável pelas mais incríveis transformações de Johnny. Entre elas estão Edward Scissorhands, Jack Sparrow, Ed Wood e Sweeney Todd. Ve tem no seu currículo de mais de 30 anos 3 Oscars, 2 Emmys, 1 BAFTA e muitos outros prêmios. Para criar Jack Sparrow, Ve usou o famoso e tão adorado Kajal- aliás, idéia de Johnny- embaixo dos olhos de Johnny, vindo da Índia de propriedade ayurvedica usado para proteção e clareamento dos olhos. Para a barba de Jack, no começo ela usou uns arames no meio das trancinhas, mas na cena em que Jack está deitado no chão da cela em PDC1, as tranças ficavam espetadas para cima, então Ve teve adaptá-las com um tipo de cola semi- permanente ;). Na criação dos Piratas,Ve primeiro criou todas as maquiagens e depois chamou uma pessoa para cada personagem para executá-las todos os dias. Tinha que ser sempre a mesma pessoa para que não saísse diferente de um dia para o outro. Os três filmes lhe renderam indicações para o Oscar.

Estas são as mulheres  responsáveis em grande parte pela magia, sedução e beleza de cada um dos personagens de Johnny que tanto amamos e muitas vezes sonhamos. Seus nomes nos créditos de qualquer filme são garantia de um trabalho absolutamente perfeito e incrível!

 

 

5 thoughts on “Companheiras de Johnny

  1. Salete disse:

    Muito bom! Adoro esse assunto, os figurinos dele são maravilhosos, a maquiagem, idem.
    As roupas são cheias de detalhes interessantes, Os figurinos de Sweeney Todd, Jack e Mad Hatter, são obras de arte, Ampliem fotos da Galeria e observem. Tudo estudado, nem a sola dos sapatos do Frank escapa! Hahah
    Belo trabalho, Ninalee!

  2. Jeeh disse:

    Ótimo post. Além de serem ótimas no que fazem, ainda por cima tem a sorte de dividir trabalhos com o Johnny. Ainda não tinha lido nada sobre ele não querer trocar os figurinos. Tem mesmo a cara dele usar repetidas vezes a mesma roupa, podemos ver pelas suas. hehe
    Valeu Nina. 😉

  3. Lu.moraes disse:

    Adorei o post.esse trabalho e uma arte ne?e os colegas de trabalho um presente de deus.

  4. Bombom_angel disse:

    Nossa, como fã do Johnny, eu só tenho a agradecer muito a essas mulheres pelas maravilhas que elas fazem, deixando o Johnny ainda mais irresistível a cada personagem que faz. *.*

  5. Sandra disse:

    Que trabalho maravilhoso que estas mulheres tem não é mesmo? rsrs
    Parabéns a todas!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

«
»