Crônica de fim de ano

A crônica difere da notícia e da reportagem porque, não tem por finalidade principal informar, mas refletir sobre o acontecido. Assim, resulta que neste tipo de texto, podemos ler a visão subjetiva do cronista sobre o universo narrado. O leitor interage com os acontecimentos e por muitas vezes se identifica com as ações tomadas pelas personagens.

Dito isto, vamos à minha crônica, minhas reflexões sobre os acontecimentos deste ano, envolvendo nosso querido Johnny.


Este ano foi diferente. Em todos os sentidos, foi diferente.
Eu estava acomodada num olhar para Johnny com pés no chão.
Aquele ritmo de vida familiar…
Sabía os seus passos. Sabia quando ele iria se esconder… quando ele estava prestes a ir para a Vila na França, ou passar fim de ano na ilha com amigos e parentes, ou velejar nas férias com as crianças. Sabia esperá-lo em janeiro sempre para um Globo de Ouro ou outro evento…talvez um Oscar logo depois.
Na última década foi aquela vida de pai, marido, ator, a explosão com o sucesso do Cap. Jack Sparrow, que lhe trouxe tantas atividades, fama, disciplina, e ele foi aprendendo a lidar com tudo isso.
Foi descobrindo como falar com a imprensa, quando calar, quando ironizar e foi ficando previsível.

Eu sabia a época que seus cabelos seriam cortados para o próximo filme, e ao término já esperava a próxima imagem onde ele iria aparecer com a barba já por fazer, os cabelos mais longos, enquanto durasse as “férias”.

De repente, há um ano atrás, tudo virou de cabeça pra baixo, como o Pérola… E fomos lá no fim do mundo.
Onde o encontrei meio vazio, meio perdido, vários meses oculto… Enquanto sua vida se desenrolava literalmente.

Precisava desse tempo. Precisava colocar as coisas no lugar, ajeitar sua mente, seus delírios, atirar nos indisciplinados, imitar a galinha e brincar com os bodes.
Vieram transtornos também nas filmagens de The Lone Ranger. Problemas de saúde com sua mãe…
Como ele mesmo disse…

Havia um potencial enorme do mal imperar, mas não conseguiu.

Pudera! E toda essa energia positiva e todo esse amor que as fãs de todo o planeta enviam não soma? Hahah! Isto tem que servir para alguma coisa. E te protegem! Certamente te protegem!

E ele girou o mapa pra lá e girou o mapa para cá… E conseguiu virar o Pérola…
E ressurgiu do Fim do Mundo, forte, no comando.

Levou os filhos para a MTV e mostrou ao mundo que estavam inteiros. Não se contentou em ficar sentado ouvindo Black Keys tocar em sua homenagem e pegou a guitarra, e foi lá no palco tocar com eles.
E mostrou aos filhos: Olhem, aqui está seu pai!
Com o colete cheio de remendos. A camisa ainda com alguns rasgos, mas ele estava inteiro e seus filhos orgulhosos.

Mandou recado para a imprensa. Estou só, respeitem minha familia. E ponto final.
O que houve? Não interessa. Pertence ao seu diário, onde ele anota tudo.

Aos poucos foi surgindo um novo homem. Curado, ponderado, determinado. Se entregou ao trabalho em todas a áreas. Livros, editora, documentários, estréias de filme, filmagens, clipes, apoio a amigos em grandes causas, dando a cara para bater. Não negou fogo pra nada. Tudo “estou dentro”.

021~80

E muita guitarra.
Presença nos palcos de grandes nomes.
Começou timidamente, mais no fundo do palco… Mesmo todos sabendo de suas qualidades para ficar lá na frente como a estrela, mas a humildade não permitia.

orpheanconcert

E ele foi sendo puxado para a frente… E para isso teve que ser carregado pela elite, pelo que há de melhor…
E teve que ser trazido ao meio do palco por nada menos que Steven Tyler, Joe Perry, Slash, Alice Cooper, Marilyn Manson, Patti Smith e muitos outros.

Sir Paul MacCartney o colocou no telão.

Seus amigos Bill Carter, Bruce Witkin inseparáveis desde a adolescência lhe cercaram de todo o carinho, criaram canções, tocaram, fizeram seus shows nos clubes para pequenas e aconchegantes plateias.

Hoje quando revejo tudo isso penso: Porque todos esses amigos vieram assim, em mutirão? Coincidência? Se ele procurou ou foi procurado, está valendo… Todos vieram, todos o acolheram, todos o receberam de braços abertos nos palcos e na vida.

Hoje não tenho os pés no chão para escrever sobre ele. Seus movimentos estão imprevisíveis, surpreendentes. Mais beat do que nunca.
Mas estamos num lucro enorme… Depois daquela reclusão do primeiro semestre, ele apareceu em abundância no segundo de uma forma que nunca tivemos tantas imagens, nem no tempo do sucesso de Piratas do Caribe.
Johnny explode de simpatia, visita todo mundo, toca com todo mundo, bate fotos com fãs em todos os lugares… e só toma cerveja sem álcool.

E digo mais…

O Pérola voltou e o levou direto para a Fonte da Juventude, porque nunca vimos este homem tão lindo, tão único, tão ” Johnny”
E nunca estivemos tão perto dele. Tão perto, tão menos de metro. Tão junto aos seus e tão dentro de sua casa. Mas isso é uma outra história…
Que Johnny possa ter uma grande Natal junto de sua familia e amigos, com saude e harmonia, porque o resto eles tem de sobra.


E no ano novo…bem… vamos deixar para o post da semana que vem…

Salete

37 thoughts on “Crônica de fim de ano

  1. Roberta Michel disse:

    Bah… Só digo uma coisa:

    “OMG!”

    Que post, hein?! Sem palavras…

  2. nataliaD disse:

    Sá, parabéns pela cronica!! 😉
    voce disse tudo.. esse homem nos privilegiou tanto esse ano, com aparições em shows, eventos e fotos lindas..
    que o Johnny tenha um ótimo Natal.. cercado pelas pessoas que ele ama..

  3. Sara disse:

    “…Onde o encontrei meio vazio, meio perdido, vários meses oculto… Enquanto sua vida se desenrolava literalmente.”

    A Vanessa tava na mesma… aquele sorriso triste, mal aparecia… 😥
    E depois, os dois acabaram tomando o mesmo rumo: dar atenção máxima a carreira, principalmente a música. Estarão sempre ligados, não só pelos filhos. Adorei o post Salete!

  4. ly disse:

    Sa, post maravilhoso como o nosso Johnny. 😆
    A minha mãe também adorou.

  5. Ana Paula disse:

    Salete, também estou sem palavras, estou aqui toda emocionada e com olhos cheios de lágrimas!

    Parabéns por este post incrível, que descreve tudo o que queríamos falar sobre o Johnny mais muitas vezes não conseguimos encontrar as palavras certas para descrever tantos acontecimentos e emoções que fizeram parte da vida desta pessoa maravilhosa que é o Johnny!

    Desejo a todas vocês que fazem parte do Depp Lovers, um Natal repleto de saúde, paz, harmonia e muitas realizações, que vocês continuem fazendo este trabalho maravilhoso, que simplesmente nos encanta e de alguma forma nos deixam mais próximas do nosso amado ídolo Johnny Depp! :mrgreen:

    E para o Johnny, bom o que posso desejar-lhe é toda a felicidade deste mundo para o seu Natal, do fundo do meu coração!! 😛 😳

    “FELIZ NATAL”

  6. Grasi disse:

    Ótimo Sá 😛 Obrigada pelo post ♥

  7. Maya Moon disse:

    Perfeito!! s2 s2 s2 Fechando a semana com chave de ouro!! Tudo que neste ano aconteceu de mais importante na vida do Johnny vc resumiu perfeitamente de acordo com o que também sentimos Sá !! Parabéns!! Divino!!! 🙂

  8. Ro disse:

    Sá, só tu mesmo para nos situar (nós e Johnny) no tempo e no espaço.
    Nem a assessoria de imprensa dele faria uma retrospectiva com esta delicadeza, lirismo, emoção e uso da palavra.
    Perfeito.
    Nem sei qual parte poderia destacar. Talvez esta que me tocou demais: ” Porque todos esses amigos vieram assim, em mutirão? Coincidência? Se ele procurou ou foi procurado, está valendo… Todos vieram, todos o acolheram, todos o receberam de braços abertos nos palcos e na vida.”
    Johnny merece. Nós merecemos o Johnny totalmente acolhido.
    Obrigada demais por este presente Sá! Vai para a coletânea…

  9. Salete disse:

    Own!! Pelo jeito pensam como eu! Obrigada meninas!

  10. CamilaD disse:

    Um post para se lido e relido, feito por uma fã que conhece seu ídolo na palma da sua mão. Eu li e vi que estou sempre aprendendo um pouco mais com vocês. Sabe, este post me levou a reflexões, me encantou e me emocionou na parte dos amigos. Eu sei que Johnny passou por momentos difíceis esse ano, mas ele foi muito forte, ele se adaptou as mudanças. Esse ano pra mim foi também de adaptação, e eu tambem tive amigas que me apoiaram. 😉
    Desejo ao Johnny e a todas as DLS um Feliz Natal, e um prospero Ano Novo!

  11. Elaine disse:

    😥 own que lindo, amei! Amo Johnny demais..

  12. Adriana disse:

    Valeu, Sa. Parabéns e obrigada! 🙂

  13. Katia Duarte disse:

    Lindo post, você escreveu o que muitas fãs estavam pensando, o Mr. Depp merece ser feliz e fazer realmente o que gosta que é tocar sua guitarra. Me emocionei com o que você escreveu, parabéns

  14. GEYSA disse:

    Salete, não sei se verá este recado,mas escreverei assim mesmo. Quero lhe parabenizar por tudo,não só por esta crônica,mas todo o seu trabalho,vc consegue emocionar todas as fãs de johnny com histórias maravilhosas,fotos e tudo mais. Amo Johnny e sempre que posso dô uma olhadinha no site, e sempre fico maravilhada com tudo,pq sempre estamos atualizadas sobre tudo que acontece com nosso Johnny.
    Parabéns!!

  15. GEYSA disse:

    Está tudo perfeito!! Chorei com cada uma de vcs,com cada palavra. Já que o meu sonho de conhecer o Johnny está muito longe,pelo menos aqui no blog fico mais próxima dele,Graças a vcs meninas!! Tudo ótimo!! Tudo maravilhoso!!
    Obrigada por me fazer sentir mais próxima dele.

  16. Ro disse:

    Voltei.
    E isso: “E ele foi sendo puxado para a frente(…)
    E teve que ser trazido ao meio do palco por nada menos que Steven Tyler, Joe Perry, Slash, Alice Cooper, Marilyn Manson, Patti Smith e muitos outros.
    Sir Paul MacCartney o colocou no telão.”
    Ahhh…

  17. Salete disse:

    É Ro, foi tudo isso mesmo. 😀
    Geysa, sempre leio todos os comentários sim, acompanho tudo, aqui e em todas as outras portas do DL.. Obrigada. Não trabalho sozinha, temos pessoas no site e no forum que trazem as informações constantemente, eu amarro e coloco nos meus textos e posts no Face. 😀

  18. Lineh D disse:

    Salete,

    Lindooo seu post, me fez chorar!
    Parabéns você arraso com as palavras!
    Vivaa o Johnny e esse amor que temos por elee! 🙂

  19. Ana Alice disse:

    Salete,que lindas essas palavras! Incrível como elas tocam a gente la dentro de uma forma inexplicável !
    O ano se passou tão rápido como um estalar dedos,e tantas coisas aconteceram com o nosso amado,houve momentos difíceis mas ele como sempre se mostrou muito forte e deu a volta por cima! isso é muito inspirador…

    Obrigada e parabéns pelo post Sá!
    Feliz natal a todas as DLs <3

  20. Amanda disse:

    Simplesmente perfeito, já faz um tempo que não entro aqui e ler isso me fez chorar horrores, perfeito, sem mais.

  21. Lu disse:

    Texto super bem escrito adorei! E a parte que mais me tocou foi o lance dos amigos terem dado o apoio!

    Parabéns! Linda retrospectiva!

  22. Andréa disse:

    Que texto lindo adorei 😀

  23. heleusiane disse:

    Salete, parabéns pelo post. Maravilhoso!!! Sempre vou às lágrimas com tudo que você escreve, sempre me emociono e Johnny….ahhhhh Johnny…. nos surpreendeu em cada detalhe neste ano de 2012.
    Já tô até imaginando como será o post de fim de ano. Haja coração!!!!

  24. Rosa Maria disse:

    Parabéns Salete! Como sempre, conseguiu traduzir muito bem nossos sentimentos. E também resumir tudo o que aconteceu com Johnny este ano, um ano completamente diferente, um divisor de águas. Encantada! Perfeito!

  25. Ana C disse:

    Que maravilha de post Sá!
    Encontrar o DL foi uma das melhores coisas que me aconteceu em 2012!
    E que venha 2013! 🙂

  26. Mariana Lemos disse:

    ooi’ eu me tornei fã do Johnny a pouco tempo, e já estou impressionada de como ele é um homem incrível em todos os aspectos ! Descobri coisas que mudaram em mim, a respeito dele … é incrível este site, gosto muito e sempre continuem assim ! Sucesso a vocês e ao Johnny ! bjss, Parabéns Salete. 😛

  27. Glorinha disse:

    Sa, esse foi o post mais lindo que eu ja vi.. 😳 realmente me emocionei 🙄
    Que 2013 venha com tudo pra Johnny e sua familia, e pra nós tbm, que qremos ver mais e mais filmes dele, escutar ele tocar e ver ele sendo sarcastico. rsrsrrs.. Tudo de bom pras Depplovers que se esforçam mto pra trazer noticias dele pra mim. *q* bjinhos.

  28. Ana disse:

    Ai, Sa, vc arrasa! Que texto maravilhoso, chega a emocionar! O Johnny é exatamente isso. Ele realmente mudou minha forma de ver o mundo, e até de ver a mim mesma, com essa simplicidade tão pura que ele exala. Beijos a parabéns à equipe DL!

  29. Raquel disse:

    q lindo isso Salete,mto lindo msm,me emocionei rsrs 😥

    😉

  30. Salete disse:

    Obrigada pessoal! Johnny sempre inspira. 🙂

  31. monica disse:

    Sinceramente acho que ele está mais feliz agora do que antes quando estava com a Vanessa,só vejo foto dele com cara de quem tá aprontando!Que 2013 seja um ano maravilhoso pro lindo Depp!

  32. Marwa disse:

    Sa, parabéns pela cronica!! Ficou demais, nem sei o que dizer.. mas, ficou perfeita!

  33. Crystal disse:

    Concordo Salete, foi um ano diferente para o Johnny, consequentemente para nós também. Ele se envolveu em absolutamente tudo ao mesmo tempo, mas adorei ter visto ele se envolvido tanto com a música!
    Muitas felicidades para o Johnny em 2013 e também para todas nós, Depplovers!

  34. Carina Machado disse:

    MARAVILHOSO, Salete!!

    Me senti tão pertinho dele, você fala com uma serenidade linda e emocionante sobre ele.
    Que o nosso Johnny continue se manifestando assim, sempre sorrindo, depois das turbulências que acompanhamos. Ele merece SEMPRE tudo de melhor, e nós sempre estaremos aqui por ele, mesmo de longe.

    Perfeito, parabéns Salete, parabéns equipe do DL pelo ano de 2012, por todas as conquistas! Beijos

  35. Elisa disse:

    Nossa, que lindo! Parabéns, Salete, ficou maravilhosa a sua crônica! Gostei mto da comparação com o que aconteceu com o Pérola Negra no filme. O Johnny deu realmente a virada do Pérola! Uma guinada não de 180º mas de 300º graus, mudou tudo mesmo (ou quase tudo) sem deixar de ser ele mesmo em essência e meio que reencontrando alguns elementos dessa essência que pareciam meio postos de lado por um tempo.

    Sinceramente, hoje digo sem dúvida: prefiro esse Johnny imprevisível, pra mi ESSE é o verdadeiro Johnny Depp. Ele voltou a ser ele mesmo e com experiência e maturidade somadas à sua eterna e doce rebeldia!

    Um Johnny menos tímido, mais sorridente, mais livre, sóbrio, tranquilo e mais JOHNNY do q nunca!

    Quem esperava vê-lo triste, perdido, sem rumo,deprê e se afundando e bebidas e drogas quebrou a cara e pra nós fãs, esse é um gostinho mto bom: ver que nosso ídolo tá mtooo bem (como há mto tempo não o víamos e que os haters mais uma vez se deram mal (é isso q eu mostro no vídeo q eu fiz e deixei o link no post Foto da Semana e tb no site).

    É mtoooo bom ver esse Johnny destemido e FELIZ!

    Parabéns pela crônica, Salete!

    Bjooo!

  36. Lílian disse:

    Que lindo *-*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

«
»