Jaqueta Vintage – Anos 50

Há muitos anos essa jaqueta me intriga. Toda bordada, que coisa!

1950’s Rockabilly Western Jacket

Johnny Depp

Mas, felizmente, graças ao Johnny, nos últimos anos tenho me envolvido tanto na cultura e costumes americanos que muita coisa mudou na minha forma de avaliar. Como dizem os sábios, “quem muda de ideia não é inconstante, apenas está evoluindo.” E com ele, ampliei tanto o meu leque de conhecimentos que só tenho a agradecer.

Mas, voltando à jaqueta, eu não sabia por onde começar.
Porque ele usava tanto aquela jaqueta? Tem fotos dele com este modelo desde adolescente.
Desde a década de 80, e por mais de 20 anos.

2tumblr_nq64cirYrq1rkd2bio1_500

Uns meses atrás eu estava assistindo um filme antigo e eis que numa cena um casal jantando e lá no fundo do restaurante tinha uma banda tocando ao vivo e um dos guitarristas estava com mesma jaqueta. Meus olhos de lince não perderam isto.
E eu pensei: Opa! A jaqueta do Johnny!
Ano passado eu estava olhando umas fotos do Jonathan Shaw, e lá nas antigas, década de 90, estava o Jonathan com uma jaqueta igual. Opa!Fiquei mais curiosa ainda.

Picture 7-1

Depois, fiquei sabendo que Jonathan ainda tem a dele.

Aprendi a admirar esse povo que conserva as roupas por anos e anos. Enquanto que nós vivemos num mundo em que as roupas são descartáveis. Eu achei tanta coisa sobre o assunto, cheguei no Elvis Presley, nas roupas vintage, no estilo Rockabilly, nas jaquetas Ricky, enfim. Acabou complicando porque ficou dificil resumir. Mas ainda esta semana vem outro post sobre as roupas “vintage” que Johnny usa.

017~21

Continuando, este ano, me aparece na timeline no Facebook a jaqueta com a etiqueta!!! Aff, graças, finalmente! Daí corri para o abraço! Achei o fio da meada! Com a etiqueta na mão ficou fácil ir atrás.

IMG_1094IMG_1098

H Bar C tem suas raízes em uma empresa formada em 1917 por dois alfaiates, Halpern e Christenfeld (um inglês), em Nova York, fabricantes de roupas de equitação. Em 1935, um ramo western foi aberto para fazer o mercado western de roupas de montaria. Este negócio foi rebatizado de H Bar C.
A empresa fazia roupas para filmes, e eles também comercializam suas roupas para o crescente mercado Western wear.

O logotipo H Bar C foi registrado em 1941, e tem sido utilizado em várias versões desde aquele tempo.
O estilo mudou muito pouco dos anos 40 até os anos 70. Eles tendem a manter os mesmos itens básicos exatamente da mesma maneira por décadas! A única diferença é que nos anos 60 ou meados de 70 eles começaram a usar poliéster e ou rayon.

Em 1929 Halpern morreu e Christenfeld e seus filhos assumiram a empresa. No início confeccionavam principalmente calças e casacos. Na década de 40 eles queriam expandir a venda de camisetas também. Então, eles foram para Rockmount Ranch Wear para ter suas primeiras camisas feitas. É por isso que algumas das primeiras camisas H Bar C são muito semelhantes a algumas camisas Rockmount.
Em 1936, eles abriram um escritório em Los Angeles e mais tarde mudou a etiqueta para H Bar C California Ranchwear .

Lá eles atenderam grandes estrelas de Hollywood. Eles fizeram roupas para estrelas como John Wayne , Roy Rogers e Gene Autry para citar alguns. Eles levaram os trabalhos de bordados e apliques aos limites.
Em 1947 H Bar C contratou ajuda de Margaret e Frank (Guido) Miele. Margaret trabalhou sozinha, mas depois treinou outras pessoas para ajudar com o aumento da demanda para seus projetos. Os designers de H Bar C tornaram-se altamente colecionáveis.

hbarmain6tumblr_nq237slRL21rkd2bio1_500

Uma boa orientação para conhecer a época da peça é ir pela etiqueta, que mudou ao longo dos anos.

Outro fabricante, chamado Mac Murray também tem a mesma linha de jaquetas, podemos observar algumas diferenças no desenho dos bordados. E Johnny usou os dois modelos.

main1988

Mas quem usava estas jaquetas? Já ouviram falar em “Rockabilly“?
Rockabilly é um dos primeiros sub-gêneros do rock and roll, tendo surgido no começo da década de 1950.
O termo “rockabilly” é uma fusão das palavras rock hillbilly, este último uma referência à música country (que costumava ser chamada de música hillbilly nos anos 40 e 50). Podem ser citados como principais expoentes do estilo Jerry Lee Lewis, Carl Perkins, Elvis Presley, Buddy Holly, Bill Halley, Johnny Cash, Gene Vincent, Wanda Jackson, Eddie Cochran e Johnny Burnette.
A influência e a notoriedade do estilo desvaneceram-se nos anos 60 com o surgimento da invasão britânica e o sucesso da Motown, mas durante o final dos anos 70 e começo dos 80 o rockabilly passou por uma recuperação em sua popularidade que permanece até os dias de hoje, frequentemente vinculada a uma subcultura própria.
E olhem o que encontrei mais referências: A banda Stray Cats usando a tal jaqueta!

Stray Cats é uma banda estadunidence de neo-rockabilly formada em 1979 pelo guitarrista/vocalista Brian Setzer e seus colegas de escola Lee Rocker (Leon Drucker) e Slim Jim Phantom (James McDonnell). O grupo teve vários sucessos no Reino Unido e nos Estados Unidos no começo dos anos 80.
Depois de sua primeira separação em 1984, a banda vem reunindo-se esporadicamente; mais recentemente em 2004, lançando Live in Brixton, álbum de versões ao vivo de muitas de suas primeiras canções.
Os Stray Cats passaram a ser vistos como mestres do estilo retrô.

E que tal este: Mike Ness guitarrista americano, vocalista e compositor da banda punk rock “Social Distortion”:

Então pessoal, fui um pouquinho longe, mas tudo isso faz parte da vivência do Johnny, da estrada que ele percorreu até aqui, e é sua história contada aqui em valiosos fragmentos.

10 thoughts on “Jaqueta Vintage – Anos 50

  1. CamilaD disse:

    Legal Salete!

    Essa Jaqueta tem história! Boa pesquisa, você não desistiu enquanto não descobriu a origem dessa bela jaqueta.
    Rockabilly… DL tem muita cultura.
    Agora sabemos! Obrigada por compartilhar conosco.

  2. Salete disse:

    Observando esses vídeos, ví que o estilo de Johnny tocar lembra muito este do Mike Ness. A guitarra bem lá embaixo, bem solta, e as pernadas no palco. O estilo de música lembra lembra os The Kids.
    Já a banda Stray Cats, me remeteu à banda “P”. O álbum deles tinha este estilo.

  3. Cy disse:

    Valeu Salete, sempre quis saber mais sobre essa jaqueta que eu sempre achei linda!!!! DL também é cultura mesmo

  4. Liu disse:

    Resumindo, a jaqueta representa a grande paixão do Johnny, a música…
    Parabéns, Salete e muito obrigada por trazer informações tão preciosas.

  5. Rosa Maria disse:

    Que beleza Sá!! Isso que é persistência, rsrs… Mas valeu a pena, e muito. Estou encantada. Tudo que ele usa tem história, tem significados importantes. Nada a toa. Adorei conhecer a história da jaqueta!!
    E nós também tivemos rockabilly no Brasil. Acho que nossos expoentes foram Tony e Celi Campello.
    E Cry-Baby foi todo realizado encima da cultura rockabilly, embora tirando sarro, rsrs…
    Bom demais, demais!!!!!

  6. Adriana disse:

    O bom é que sua genética permite guardar e usar as roupas por anos a fio…. Pois ele possui o mesmo manequim sempre. 🙂

  7. heleusiane disse:

    Muito legal!!!! Valeu!!!
    Adoro esta jaqueta do Johnny e acho linda. Só podia ter uma bela história mesmo. nada no Johnny é sem significado, nada é sem um valor pessoal. Incrível!!!!
    Johnny é um livro ambulante e o DL é cultura.

  8. Ro disse:

    Sensacional! Grande pesquisa! E como nunca deixa de ser, a coisa se expande. Já é um achado a história da confecção de roupas, aí vem a música, influências…A vida de Johnny é muito interessante!

  9. Luzmarilda. disse:

    Muito bom!! Essa jaqueta tem história,acredito ver o pequeno Jack um dia usando.
    Salete,obrigada.

  10. Anne disse:

    Que engraçado, sempre que via essa lembrava do Johnny…acho que a Lilly já apareceu usa do ela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

«
»