
Depois de um pouco mais de um mês sem ouvirmos falar de Johnny, a primeira notícia que surgiu foi que ele esteve em uma festa ‘after Grammys’ e ficou em companhia de ninguém menos que Sir Paul McCartney e Bruce Springsteen.
“…Certa hora, McCartney se aproximou de Johnny e imitou o jeito do Capt. Jack Sparrow andar, o que resultou em muitas risadas. Depp então se juntou ao ex-Beatle e sua esposa para jantar.Ao fim da noite, McCartney, Springsteen e Depp foram vistos discutindo a grande noite de premiações e os vencedores.”
Outro episódio recente foi a declaração de Steven Tyler, vocalista do Aerosmith que disse: “No meu tempo livre eu desço a colina onde moro e fico um tempo com Johnny Depp, algumas horas. Eu recarrego minha bateria…”

Isto deixou muita fã sonhando com a cena… Steven e Johnny com suas guitarras, discutindo acordes, criando alguma música nova… Enfim, dá pra imaginar não é?
Johnny sempre afirmou que seu primeiro amor é a música.
A música ainda é meu primeiro amor, sempre foi, desde que eu era um garotinho e peguei uma guitarra pela primeira vez e tentei descobrir como tocar. Atuar foi um desvio estranho de uma estrada específica em que eu estava na minha adolescência e início dos 20 anos, porque eu não tinha nenhum desejo, não havia interesse, realmente, em nada disso. Eu era um músico e eu era um guitarrista, e era isto que eu queria fazer. Mas por causa deste desvio, e porque eu não faço isto para viver, talvez eu ainda seja capaz de manter esse tipo de amor inocente. – Johnny Depp, Vanity Fair, janeiro de 2011.

Quando não está filmando, nas suas férias ou intervalos sempre dá um jeito de fazer algo relacionado à música. Dirige vídeos, faz aparições inesperadas em shows como o de Alice Cooper, participa de shows beneficentes ou freqüenta a platéia de Bob Dylan e Iggy Pop.

Sobre Iggy Pop:
Iggy é tudo. Um estilo de vida, um herói e muito mais. Ele é a versão americana de Antonin Artaud (dramaturgo francês, poeta, ator e diretor) da nossa era. Ele está profundamente envolvido em tudo, não é egoísta e vai até o final de suas convicções. É impossível desestabilizá-lo ou fazer um caminho diferente do que ele deseja seguir. Desde que eu era quase uma criança, Iggy era um herói para mim. E enquanto hoje sabe-se que por muitos anos somos amigos, aos meus olhos, ele é ainda mais herói do que antes. Ele é o lar de uma verdade profunda que é muito raro … Hoje, nossos encontros são deixados ao acaso. Mas houve um tempo, há cinco ou seis anos, eu estava sempre em Nova York e nos víamos muito. Toda noite, nós quatro amigos saíamos juntos: Iggy, eu, Jim Jarmusch e Jonathan Shaw,tatuador que estava trabalhando em mim. Jantávamos, bebíamos, conversávamos sobre tudo: música, cinema, pintura, televisão, absurdos, tudo. Esses saraus eram muito estimulantes, muito criativos. Uma memória muito bonita.- Johnny Depp, 2000.

Sobre Bob Dylan:
Um dos três grandes poetas do século em minha opinião, junto com Allen Ginsberg e Shane McGowan, vocalista da banda The Pogues. Dylan tem um profundo conhecimento do ser humano. Mais do que um poeta, ele é um profeta. Quando escreveu “Os tempos estão mudando”, em 1962 ou 1963, foi pouco antes de Kennedy ser assassinado, e esta música realmente soa como uma profecia, a profecia da mudança dos tempos que viriam. As palavras ditas tão claramente e você pode imaginar que ninguém as entendeu. Quando Kennedy foi assassinado em 1963 era o fim da inocência e Dylan, sabe, ele viu isto antes de todos. Poucos anos atrás, não muito tempo depois de “Ed Wood”, alguém me chamou ao telefone e me disse que estava trabalhando com Bob Dylan. Ele disse que Bob Dylan viu alguns dos meus filmes e realmente gostou deles e ele queria me conhecer. Claro que eu queria conhecê-lo, então eu me juntei a ele em sua turnê. Ele falou sobre seu desejo de ver uma de sua canção do seu LP ” Knocked out loaded ” : “Brownsville Girl” adaptada para a tela e ele queria saber se eu estava OK para atuar neste projeto, ele me disse que dois roteiristas trabalharam nele e um deles era Jay Cocks, que escreveu o roteiro de “A época da inocência “. Eu fiquei lisonjeado, tão impressionado porque Dylan conhecia o meu trabalho. Ele é um cara legal,amável e tão fascinante.
Sobre Dylan e a música “You’re a big Girl Now” do LP Blood on the Tracks, 1975:
A pílula amarga. Venenoso, e ainda de alguma forma catártica. Aquela frase de “You’’re a Big Girl Now” – “With a pain that stops and starts/Like a corkscrew to my heart/Ever since we’ve been apart”( Com uma dor que para e começa / Como um saca-rolhas no meu coração / Desde quando nos separamos ) – me mata cada vez. De partir o coração. O homem Dylan é incapaz de um momento ruim.
E tem mais. No filme “Profissão de Risco”, durante o julgamento de Jung ele recita uma parte de “ It ain’t me baby”.Confiram:
You say you’re lookin’ for someone
Você diz que está procurando por alguém
Never weak but always strong,
Jamais fraco mas sempre forte,
To protect you an’ defend you
Pra te proteger e te defender
Whether you are right or wrong,
Estando certa ou errada.
Someone to open each and every door,
Alguém que vá abrir todas as portas,
But it ain’t me, babe,
Mas esse não sou eu, garota.
No, no, no, it ain’t me, babe,
Não, não, não, não sou eu, garota,
It ain’t me you’re lookin’ for, babe.
Não sou eu que você está procurando, garota
Aproveitando o assunto, o profeta do rock Dylan estará no Brasil no mês de abril para algumas apresentações.
O primeiro contato que Stephen Jones, vocalista do Babybird teve com Johnny foi “ a visão de seu traseiro embaixo da mesa tentando arrumar uma caixa de som…”, mais uma vez Johnny envolvido com música, tudo bem que de um jeito só dele mesmo…rs. Johnny produziu e dirigiu o vídeo “Unloveable” e participou tocando guitarra em uma faixa do mais recente Cd da banda.Vejam “Unloveable” Neste post .

Eu ouço muito Dylan que eu gosto muito. Eu gosto de Bruce Springsteen e T. Rex. Eu gosto de todo tipo de música. Em um minuto eu estarei ouvindo Benny Goodman e no outro minuto eu estarei ouvindo Sex Pistols!– Johnny Depp, 1998.
Seus companheiros raramente são atores, a maioria deles são músicos ou estão envolvidos com música. Todos dizem que Johnny é um músico nato, de primeira qualidade. Mas Johnny não gosta do que é convencional, do rotulado, do popular apelativo e sem personalidade. Isto nós sabemos e é por isto que o amamos. Embora ele diga que ouve todo tipo de música, ele curte o que é fora do mainstream. Seus amigos, seus heróis são The Clash, Tom Waits, Serge Gainsbourg, Johnny Cash, Chuck E. Weiss e por aí vai…
Eu tenho que falar sobre alguém por alguns minutos. Este homem gigantesco disse uma vez ‘Se você vai chutar uma autoridade nos dentes, é melhor que use ambos os pés. ’. Ninguém no rock n’roll tem sobrevivido por mais tempo e continua chutando tão forte quanto ele. Atentem para a obra do mestre. Depois que a humanidade se incinerar em uma guerra nuclear, as únicas coisas que sobrarão serão as baratas e… Keith Richards. Levantem-se, levantem-se para o verdadeiro imortal do rock n’roll. O maestro, meu herói, meu amigo Keith Richards. – Johnny Depp , Scream Awards outubro 2009.

Até pouco tempo Johnny dizia que não se atrevia a pisar no mesmo palco que Keith Richards porque isto o deixaria muito desconfortável, mas parece que ele venceu este receio e dividiu um momento com o seu ídolo e a meu ver, arrasou total!!!
Vejam neste vídeo feito por uma garota que nem sei se é tão fã de Johnny. Ela ficou sem palavras para descrevê-lo. Na introdução ela mal consegue falar apenas diz: “Veja, veja…” e então, aparece Johnny rasgando um Blues divinamente. Depois ela diz que já encontrou vários artistas antes e cita Madonna, Scarlet Johansson, Jay-Z e acrescenta “mas Johnny Depp no palco, é como este estranho… é louco! Ele usou esmalte azul, esmalte azul escuro, ele estava bebendo Campari, ele estava abraçando todo mundo…” Olhem só a reação dela na platéia. Alguém reagiria de modo diferente?
Além de seus amigos, há Vanessa Paradis sua “garota” e mãe dos seus filhos. Ela não poderia ter outra profissão senão ser cantora, claro. Juntos há 14 anos eles já fizeram algumas lindas parcerias nos CDs e vídeos dela. Confiram “Il y a” e “L’incendie”, dirigidos por Johnny AQUI .

Johnny usa a música como inspiração nos sets de filmagens, ele diz que muitas músicas o ajudam a manter o foco do personagem. Patti Smith disse em seu artigo para VF que ele está sempre dedilhando sua guitarra, aliás, Patti a poetisa do Rock é uma das suas melhores amigas, os dois tem uma relação muito próxima. Leia mais sobre a poetisa do rock AQUI.

Eu uso a música porque é o caminho mais rápido para um lugar emocional. Você ouve uma canção e a sua memória volta rapidamente e você está lá.– Johnny Depp, Rolling Stones, 1998.
Sem esquecer que antagonicamente seu maior desafio no cinema foi a adaptação de um musical. O que poderia ter sido um cenário totalmente confortável para ele, Sweeney Todd foi o seu maior desafio e talvez fonte de algumas horas de insônia. Mas há alguém que ainda duvide de seu talento?
Comprou o Viper Room nos anos 90 para ter um lugar onde pudesse curtir e tocar sua música com seus amigos. Quem quiser conhecer mais sobre o famoso Viper Room leia AQUI . Hoje gosta de curtir com seus amigos em casa mesmo.

Johnny é cigano de alma, tanto que na época de “ Por que choram os Homens” ele manteve um vínculo muito forte com o grupo romeno cigano Taraf de Haidouks:
Eles são um grupo de músicos romenos que eu conheci recentemente durante as filmagens de ‘Por que Choram os Homens’. Eles estabeleceram um exemplo para mim na forma como eles lidam com as coisas da vida. Apesar do que eles experimentam e o que eles têm de enfrentar – Eu estou falando sobre o racismo contra os ciganos romenos que existe em toda parte hoje, e existe por séculos – apesar de tudo isso, eles são capazes de tocar música que expressa alegria intensa, um estado puro de alegria. Eles têm o dom de fazer você se sentir vivo. Eles estão entre as pessoas mais extraordinárias que conheci.
Não há nada em Johnny que nos lembre os atores Hollywood. Não usa smoking completo nas premiações, adora adereços de todas as formas, sempre carrega uma guitarra, usa botas, bandanas penduradas no bolso e os anéis de caveiras são sua marca registrada, sem falar nas várias tattoos! É puro rock n’roll!


Seu empenho mais recente foi ser compositor, produtor e músico em duas trilhas do filme “The Rum Diary” : ‘The Mermaid Song’ e ‘Kemp in the Village’, ambas lindas e ‘The Mermaid Song’ tem a participação de Patti Smith.
Depois disto eu concluo que Johnny escolhe seus heróis por sua convicção e seu caráter, não só porque fazem uma música legal. Todos têm o mesmo fator em comum: Quebraram barreiras e vieram ao mundo para contestar, cada um em seu momento. Mostraram para nós através do instrumento mais poderoso que existe no meio artístico: a música, que este mundo é “além”.
Todos estes heróis se tornaram seus amigos, exceto Serge Gainsbourg que ele não chegou a conhecer, mas tem grande vínculo com sua família.
Por ser do meio artístico, Johnny faz mais do que apenas admirar estas pessoas, ele usa este seu “meio” para se relacionar, se envolver profundamente com estes mestres maravilhosos. Que cara esperto! Sabe o que quer e vai atrás. As afinidades entre o admirador e seus heróis são evidentes: amor a arte, honestidade e clareza naquilo que pensam e no que fazem e, acima de tudo, o não comprometimento da sua integridade artística. Johnny e seus heróis traçaram caminhos artísticos muito parecidos e vão permanecer aqui depois do holocausto nuclear… eles e as baratas! Quem viver verá!










Comments (20 Responses)
“Depois que a humanidade se incinerar em uma guerra nuclear, as únicas coisas que sobrarão serão as baratas e… Keith Richards.”
sempre admirei muito a amizade deles dois, da pra perceber de cara o quanto eles são proximos!
e o que são essas fotos morrentes dele tocando violão e guitarra??
é sempre muito bom relembrar alguns bons amigos do johnny e a paixão dele pela música. Arrasou nina!!
Já disse aqui sobre outros “artigos” de vocês e com esse não foi diferente: tranquei a respiração em determinado momento. Fui até o final querendo ler tudo como em uma leitura dinâmica e não querendo perder um detalhe. Ufa! Que lindo tudo isso.
“Eu uso a música porque é o caminho mais rápido para um lugar emocional. Você ouve uma canção e a sua memória volta rapidamente e você está lá”.
Perfeito.
Ah! esqueci de comentar: George Jung declamando Bob Dylan??? Eu nunca saberia…
Ro, coloquei George Jung em tua homenagem…
Lindo, o post e nosso amado tocando, com seus amigos e seu maior e primeiro amor… a música. Perfeito!
Que esse grande amor continue conduzindo nosso Johnny à felicidade plena!
Mt maneiras as fotos!!!!!!!
Adoro o JD
Tudo de Johnny me toca, mas nada igual qdo o vejo com uma guitarra. E quando ele está com Keith Richards, a coisa fica melhor ainda.
Nna foi longe…quando a gente vai por esse caminho não consegue parar…
Nina, post maravilhoso, mais do que completo. Você foi fundo, e conseguiu mostrar o Johnny músico, que ama a música acima de tudo e alcançou o privilégio de conhecer, conviver e se tornar amígo de seus ídolos.Isto porque assim como eles, ele é um ser especial.Um post para ser guardado, lido e relido com muito carinho. Parabéns NIna
o que seria de nós sem a música?
a música faz bem para a alma
nossa fico viajando aqui na minha mente ao som do o
Aerosmith-Dream On Steven e o Johnny
tocando e compondo juntos
o Johnny parece ser daquelas pessoas quando faz uma amizade
é pra valer mesmo.
isso aí vivendo e aprendendo
curti muito esse post,depois dele vou ter uma otima noite
beijos
Johnny com uma guitarra, Johnny e sua garota, Johnny abraçado seus amigos e falando bem deles. Até quando suportarei? hahaha Esse é mais um daqueles posts que, enquanto vou lendo, fico com vontade de comentar tudo. Simplesmente perfeito!!!
Mais uma vez, está de parabéns Nina!!!
Ahhh!!! Que post liiiiiiiiiiiiiiindo!!! Amei!
A alma de Johnny é música.
Johnny é pura música, em todos os seus momentos!
Em todos os seus momentos ele é a eterna combinação de sons e silêncio, a criação incessante e infinita, a arte no tempo, o improviso ilimitado que nasce do mais profundo existir e da mais sincera emoção, a harmonia no movimento e todas as nuances da imaginação. Isso é música!
Perfeito o post!!!Parabéns!
Se o Johnny visse tudo isso iria ser mais perfeito ainda.Tá td tão cheio de detalhes que eu acho
que nem ele lembraria!
É isso ai,a musica nos leva ao Johnny!
aaaa nosso Johnny perfeito .. tava com tanta xaudade dele
Ninalee, amei que post lindoo… música realmente emociona!! eu não posso mais olhar pra uma guitarra sem lembrar de Johnny Depp, ele ama esse convívio com os amigos da música. Eu acho que ficar perto dos seus amigos músicos traz a ele sentimentos maravilhosos! Johnny Depp é um amante da música #FATO e o post narrou muito bem isso
Meus dois idolos juntos, Daren Jay Ashba e Johnny… Nem sabia que eles se conheciam, sempre gostei dos dois :S depois da foto deles, penso que ele pode conhecer até o Axl Rose, e sair pra tomar umas.
Crazy, esta foto foi num encontro por acaso em Londres, acho que estavam no mesmo hotel. Johnny bateu foto com o Ashba e com o baterista do Guns. Nunca vimos fotos dele com o Axel nem mencioná-lo. Mas com certeza deve admirar o som do Guns N Roses.
O sorriso do Johnny junto com o Keith me emociona sempre. Me vejo sempre adorando os heróis do Johnny e cada dia me vejo com um novo ídolo,graças ao Johnny.
Nina perfeito.
Obrigada, gente. Fico feliz que gostaram. O assunto é tao maravilhoso que era para eu falar de dois deles, mas nao deu pra cortar ou resumir… Acabei falando mais do que devia…rsrs
Parabéns Nina, o post está maravilhoso!!
O Johnny e a música formam uma combinação incrível!! Sua dedicação em tocar e até cantar é surpreendente!!
Live reply