Jonathan Frid – O vampiro adormeceu novamente

Esta semana dia 14/04, Jonathan Frid deixou este mundo. O ator que interpretou o Barnabas Collins da novela dos anos 60 e 70 Dark Shadows, não esperou a estréia da nova versão em formato filme criada por Tim Burton e Johnny Depp.

Ele faleceu aos 87 anos por causas naturais, quase um mês antes da estréia do filme.
Mas, como já houve alguma exibição privada do filme, certamente ele chegou a assistir.
Jonathan esteve por 3 dias em julho de 2011 nos set de filmagens fazendo uma participação especial no filme e aprovou a performance de Johnny e todo o trabalho de Tim Burton.

Tim e Johnny que são seus fãs desde a infância estavam emocionados com sua presença.

Johnny fala à MTV sobre Dark Shadows

Sweeney Todd. Ichabod Crane. Willy Wonka. Sem cometer erros, Johnny Depp está acostumado a prosperar com os personagens sombrios e criar personagens amados. Mas mesmo o ator tendo trazido sua técnica única para esses papéis bem conhecidos, ele está abordando seu mais novo personagem sombrio, Barnabas Collins, com um pouco de cuidado.

Quando Depp começar a filmar “Dark Shadows”, ele será forçado a interpretar o mesmo personagem tão famosamente e habilmente interpretado por Jonathan Frid no seriado de 1960. Esse é um grande desafio para ser cumprido e Depp sabe isso – na verdade, ele está planejando uma performance bem próxima daquela protagonizada por Frid.

“Para mim, até as conversas que tive com Tim, sobre o que Jonathan Frid fez com aquele personagem e o visual clássico que ele criou, eu acho muito difícil me afastar muito daquilo”, ele disse à MTV enquanto promovia “Rango”. “Eu acho que será naquela área, talvez com alguns toques diferentes aqui e ali.”

(…) Para Depp, é a qualidade antiga do personagem que o levou até Barnabas, em primeiro lugar.
“Existe algo sobre esse vampiro estar voltando depois de 200 anos para esse mundo moderno, com um toque poético.Tenho um bom pressentimento quanto a isso. Mas o Barnabas de Jonathan era tão especial.”

Barnabás Collins é imortal. Dorme e acorda após anos. Parece que na vida real encontrou um paralelo. Passou o bastão para Johnny que carregará agora a tarefa de continuar eternizando este personagem tão marcante.

Lembrando que quando Jonathan entrou na novela como Barnabas, seu personagem faria apenas alguns capítulos, mas o sucesso foi tão grande que ele ficou durante anos e tornou-se o protagonista.
Leia mais sobre a novela e sobre o filme Sombras da Noite que estréia em 11 de maio nos EUA e dia 22 de junho no Brasil neste post.

Editado

Palavras de Johnny após a passagem de Jonathan:

“Jonathan Frid era a razão pela qual eu costumava correr para casa depois da escola para assistir Dark Shadows,” Depp disse em um comunicado obtido pela E! News.

“Sua elegância e graça foram uma inspiração desde então e continuarão a ser para sempre.
Quando eu tive a honra de finalmente conhecê-lo, ele foi tão generoso ao passar o papel de Barnabas para mim, foi elegante e mágico como eu sempre imaginei. Minhas mais profundas condolências para sua família e amigos. O mundo perdeu um verdadeiro original.”

12 thoughts on “Jonathan Frid – O vampiro adormeceu novamente

  1. Lu.Moraes disse:

    Um Barnabás saiu para deixar o outro em cena…me emocionei.
    Salete valeu.

  2. Ninalee disse:

    “Para a maioria dos homens, o tempo corre devagar, oh, tão lentamente, nem sequer percebem isso. Mas o tempo revelou-se a mim de uma forma muito especial. O tempo é um vento impetuoso, gritando que se enfurece por mim, me secando numa explosão única e implacável, e depois continua. Eu estive sentado aqui passivamente, submisso à sua raiva, observando o seu trabalho.
    Ouça! Tempo, uivando, minguante!-Barnabas Collins”

    Voce cumpriu seu tempo com talento e poesia. Obrigada por Ter inspirado Johnny e por Barnabas Collins, Frid.

  3. CamilaD disse:

    Eterno Barnabás… um ator dele se foi e outro esta ai para eternizá-lo. Que Jonathan Frid descanse em paz, ele cumpriu sua missão.

  4. maya moon disse:

    É mesmo uma pena ele não ter conseguido assistir como ficou o filme na nova versão, mas onde quer que ele esteja que possa se sentir homenageado e lembrado eternamente!! descanse em paz Jonathan!

  5. Rosa Maria disse:

    A estréia do filme nesse momento triste é a melhor homenagem que Jonathan poderia receber. E ele ainda chegou a visitar o set de filmagem pra alegria de toda equipe e especialmente de Johnny e Tim. Que descanse em paz!

  6. Jay disse:

    Que coisa triste. 😥 Imagina como que não tá o Tim, Johnny e toda produção/elenco do filme?! Minhas condolências e respeito a família de Frid. Que Deus os conforte nessa hora de dor. Com certeza será lembrado pelos novos e antigos fãs! E tenho certeza que o resultado final de “Sombras da noite” será respeitosa e com todo carinho que esse lendário homem merece. Algumas pessoas vão cedo demais…!

  7. Ro disse:

    Penso que ele teve a oportunidade de assistir.
    Tim e Johnny tiveram tempo de homenageá-lo. Grande!
    Sensível post, Sá!

  8. Clara disse:

    Oi,
    Obrigada Sá, sensível post!!!
    Sinto muito pelo Jonathan, por sua família e amigos como Johnny♥!!!
    Jonathan nos deixou seu estilo e sua influência!!! Encheu o coração e mente de Johnny♥ na sua infância que cresceu até termos hoje Dark Shadows no cinema com Johnny♥ como Barnabas!!!
    Obrigada Jonathan!!!
    Beijos,
    Clara 😀

  9. Ro disse:

    Lindo Post, Sá!
    Bela homenagem.
    Mais um fato notório, mais uma emoção na história de trabalho e de vida de Tim e Johnny.

  10. Pollyana Elias disse:

    nossa fiquei muito triste com isso 🙁
    poxa ele nem teve a oportunidade de ver o Johnny atuando
    atraves do seu personagem,um grande ator nos deixou,Jonathan Frid descanse em paz meu caro,que Deus conforte seus familiares e amigos.

  11. Estes são seres sedutores e misteriosos! Desde que eu era pequena, estava interessada em vampiros, tanto no cinema como na literatura. Ao procurar filmes desse assunto, descobri o filme Underworld Legendado É uma ótima oportunidade para passar uma tarde relaxada, especialmente se você gosta deles esses tópicos sobre criaturas fantásticas. ❤️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

«
»