Livros relacionados ao Johnny

Temos aqui no blog vários post falando em livros que Johnny leu e escritores preferidos por ele. Veja aqui na lateral do blog, no índice “Livros”
Tem também uma série de 4 post que comentam vários livros. Quem quiser dar uma olhada, são estes:
Lendo com Johnny
O gosto pela leitura
O gosto pela leitura – parte 3
Um deles é sobre os livros aos quais deram vida a filmes de Johnny e que certamente ele leu.
Ele foi postado aqui em 2011, vamos revê-lo?

O gosto pela leitura _ Parte 2 Postado em 2011 pela karina.

Continuando nossa fabulosa saga sobre o que a brilhante mente de Johnny vasculha, entraremos agora nos livros que inspiraram (ou possivelmente inspiraram) nosso querido ídolo a criar seus tão brilhantes personagens.


Don Juan DeMarco – Para quem “ainda” não saiba Don Juan DeMarco NÃO existiu de verdade. O nome DeMarco foi introduzido ao cinema para o personagem do Johnny, onde na verdade o lendário libertino chamava-se apenas Don Juan e sua história não era tão romântica quanto o filme mostra. Ele foi um sedutor barato que, segundo vários livros, dizem que ele desceu ao inferno.

Livros: Todos com algumas discrepâncias sobre o encantador e ordinário sedutor da corte espanhola, mas, possíveis títulos lidos por Johnny.

* Don Juan Tenório – José Zorilla

* La gitanilla (A ciganinha) – Miguel de Cervantes

*Don Juan – Lord Byron

Curiosidade: Byron escreveu uma versão épica para Don Juan, que é considerada sua obra-prima. Entretanto, esta obra restou inacabada, com sua morte, mas retrata um Don Juan vitimado por uma educação católica repressiva, sendo fruto inocente desta visão distorcida. Neste poema, Don Juan é iniciado no verdadeiro amor pela bela filha de um pirata, que o vende depois como escravo para a esposa de um sultão, a fim de satisfazer-lhe os desejos carnais. O Don Juan de Byron é menos sedutor e mais uma vítima dos desejos femininos e de seus infortúnios.

Donnie Brasco – Joe Pistone foi um agente do FBI que foi infiltrado na máfia para desvendar terríveis assassinatos e crimes. Sua vida foi um tanto extrema e perigosa. Johnny deu vida a esse lendário “espião” que nada ganhou após acabar seu trabalho.

Livros: Todos contanto estórias sobre trabalhos executados por Joe Pistone e possivelmente lidos por Johnny.

* Donnie Brasco: Unfinished Business – Joe Pistone

* The Good Guys – Bill Bonanno, Joe Pistone e David Fisher

* Snake Eyes – Joe Pistone

A Lenda do Cavaleiro sem cabeça – Inchabod foi um investigador do mundo dos quadrinhos, mas, mesmo estranho e narigudo ‘no papel’, Johnny deu um jeito de trazê-lo a vida com um toque bem divertido e até bem sensual.

Livros: Como o Personagem interpretado por Johnny era um desenho, não encontrei muita coisa que ele possa ter lido, mas imagens são bem interessantes de ver.

*The Adventures of Ichabod and Mr. Toad (Disney Gold Classic Collection) (1949)

*The legend of Sleepy hollow – Washington Irving

Chocolate – Uma “doce” e inesquecível história de amor que, modificada pelo roteirista transformou Vianne em a amada principal e Johnny em o viajante.

Livros: Lindo de morrer. Mas tenho que dizer que, quem assistiu ao filme gostou mais dele! Este é certeza que o Johnny leu.

* Chocolate – Joanne Harris

Do Inferno – A incrível e medonha história sobre Jack o Estripador que, após o filme inspirou diversos outros livros e até quadrinho que levam o nome do Filme. Do Inferno.

Livros: A lista de títulos é imensa, mas como esses títulos são mais antigos, provavelmente nosso querido deve ter lido para nos apresentar o Inspetor Abberline.

* The Complete Jack the Ripper – Donald Rumbelow

* Jack the Ripper: First American Serial Killer – Stewart Evans and Paul Gainey

Piratas – O que dizer sobre piratas… Bem, que o Johnny já tem cara e trejeitos de pirata isso ele tem DE SOBRA. Mas para ter as melhores inspirações para criar Jack Sparrow, ele teve que ler “e muito” a respeito.

Livros: Esses dois títulos estão na lista de lidos por ele, mas a lista também foi bem grande, com certeza.

* Under the Black Flag – David Cordingly

* Pirates: A General History of the Robberies and Murders of the Most Notorious Pirates – Charles Johnson

Em Busca da Terra do Nunca – A incrível história que inspirou o mundo a visitar “Neverland”!

Livros: Sem dúvida Johnny leu esses dois clássicos. Um conta perfeitamente a vida do autor e o outro, bem… Nem preciso comentar né!

* Peter Pan – J. M. Barrie

* J. M. Barrie and the Lost Boys: The Real Story Behind Peter Pan – Andrew Birkin

Janela Secreta – Um grande filme! Mostrou exatamente o que o livro conta em palavras fortes e assustadoras… Só Stephen King podia com essa, e só Johnny podia com esse louco que é Mort Rainey.

Livros: Apenas um, e ponto final!

* Secret Window, Secret Garden: Two Past Midnight (Four Past Midnight) – Stephen King and James Woods (Este livro não tem tradução em português).

O Libertino – Já disse e repito, esse filme ainda precisa “e muito” ser estudado (pelo menos por mim-rs). Uma obra prima sem tamanho… Um filme que deveria ter sido reconhecido pela academia, por um ator que foi fundo na vida de seu personagem e mostrou-o tão bem como Johnny o fez…

Livros: Sabemos que o Johnny foi bem fundo na vida de John Wilmot e que leu praticamente tudo a respeito dele, mas, para irmos aos poucos, esses são alguns títulos possivelmente lidos por ele. Segundo o Próprio Johnny em entrevista a VF feita por Patti Smith, ele teve até a concreta impressão que John Wilmot fez algumas “visitas” espirituais para ele enquanto filmava O Libertino.

* The Complete Works – John Wilmot

* John Wilmot, Earl Of Rochester, His Life & Writings – Johanne Prinz

* The Poems of John Wilmot, Earl of Rochester – John Wilmot Rochester (ed. 1988)

* The 120 Days of Sodom and Other Writings – Marques De Sade, Richard Seaver, Austryn Wainhouse e Simone de Beauvoir (este título com certeza lhe deu inspiração para a criação de algumas cenas).

Alice no País das Maravilhas – Um Clássico de Lewis muito, mas muito bem representado por Tim Burton na telona. Não conheço pessoa melhor para trazer esse tipo de literatura para o cinema! rs

Livros: Alguém ai é viciado em mercúrio? Cuidado. Ler esses livros é problema para a cabeça. E EU FALO SÉRIO! Não sei até hoje por que raios eles são catalogados como ‘infântil’.

*Alice no País das Maravilhas – Lewis Carroll

*Alice através do Espelho – Lewis Carroll

Inimigos Públicos – Ah sim… A estória do gangster mais amado dos E.U. na década de 30. Ele foi o anti-herói mais falado, citado em livros e afins e amado que uma nação já teve. Por incrível que pareça nem Al Capone teve essa virtude! O filme fala muito pouco da vida de crimes e roubos de John Dillinger ( e olha que disso eu entendo), mas sim, da estória de amor que só Bonnie e Clyde poderiam explicar tão bem…

Livros: Não há discussão. O livro é um só e esse com certeza nosso amado leu e lambeu os dedos! rs

* Public Enemies – Bryan Burrough

Bem gente, esse é o fim do 2º ato. Espero que vocês tenham gostado de mais essa big pesquisa (que não foi nenhum esforço), sobre os livros que o nosso queridíssimo tenha lido. Todos os títulos se procurados pelo autor podem trazer o título em português caso vocês se interessem em ler.
DIVIRTAM-SE!

Fontes:

Amazon.com (busca por títulos em inglês)
Wikipedia.org (infos. sobre Don Juan)

One thought on “Livros relacionados ao Johnny

  1. Rosa Maria disse:

    Maravilha! Fonte de eterna inspiração o querido Johnny! E a lista de livros só aumenta, rsrs… A biblioteca dele deve ser um paraíso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

«
»