Mr. Depp e suas guitarras – (continuação)

Conforme o prometido (isso me lembra uma fala do Cap. Jack rsrsr) Aqui estamos para apresentar a segunda parte da coleção de guitarras de Johnny.
A Primeira parte está no post anterior a este, logo abaixo.
Trata-se de uma pesquisa detalhada feita pela nossa companheira do fórum, Jaque.

A partir da segunda foto, todas as outras estão em miniatura clicáveis.

Esta guitarra, é de marca e modelo desconhecidas. Johnny foi fotografado com ela e mais um homem, também com a guitarra em mãos, aparentemente na Premiere mundial de Piratas do Caribe 3, em 2007. É um modelo incomum, eu particularmente, nunca vi uma guitarra dessas na minha vida, RS. Mas o Johnny, como um colecionador nato de guitarras, não poderia deixar essa passar!

Em 2009, um jornal da Alemanha publicou um artigo dizendo que Johnny havia comprado a segunda guitarra feita por um luthier (pessoa que constrói ou faz reparos em guitarras) alemão, chamado Duesenberg. No site de Duesenberg, há uma ala com o nome de todos os que já tocaram ou adquiriram uma guitarra feita por ele, e entre eles está o Johnny.

Quando houve aquele terrível terremoto no Haiti, Johnny gravou uma música com seu amigo Shane McGowan e amigos, chamada “I Put A Spell On You”.

Na música, Johnny tocou uma Ibanez Destroyer. O modelo Destroyer é de 1975. No início dos anos 70, a Ibanez estava fabricando guitarras muito parecidas com os modelos da Gibson.

A Gibson entrou em uma ação contra a Ibanez em 77, forçando-a a mudar sua linha. Aí que surge a Destroyer. Vários colecionadores de guitarras tem esse modelo como um dos mais importantes, e claro, Johnny não poderia estar fora.

Essa guitarra foi um presente que Johnny ganhou quando um grupo de cineastas foram à procura dele para lhe entregar um roteiro de um filme. Assim que esses cineastas tiveram a oportunidade de estar com Johnny, ele explicou carinhosamente aos cineastas que não tinha permissão para aceitar um roteiro dessa maneira; Teria que ir às vias tradicionais. Mas, como um “consolo”, talvez, Johnny aceitou a guitarra como presente. A história da busca pelo Johnny é contada em um documentário feito em 2007, chamado Do It for Johnny. A guitarra, é custom; Possui características da Fender Stratocaster, Telecaster e Dan Electro.

Além de guitarrista, ouvi por aí que Johnny é um ótimo baixista também, rs. Este é um baixo, de 6 cordas (geralmente o contra-baixo possui 4) que Johnny tocou na cerimônia que houve quando Hunter Thompson faleceu. É um contra-baixo da Fender, que possui uma afinação diferente de uma guitarra padrão.

Itaru Hirama fez um photoshoot com Johnny em 1995, em que ele aparecia segurando um contra-baixo. É um Precision Bass, feito pela Fender, e um dos primeiros baixos elétricos feitos pela marca. Foi criado e inserido no mercado em 1951, e é produzido até hoje.

Este outro contra-baixo foi tocado por Johnny no Festival de Música de Austin, em 1993. Aparenta ser outro Precision Bass, da Fender. Tem cor natural de madeira e escudo preto.

Além de guitarras e baixos, Johnny já foi visto com muitos violões por aí. Em Cry-Baby, ele tocou uma Gretsch Synchromatic archtop.
É um lindo violão! Em Chocolate, ele tocou um violão muito parecido também:

Este violão foi dado a Johnny enquanto ele filmava “The Rum Diary”, em seu aniversário de 46 anos em Porto Rico. É um violão da Gibson, um Gibson Style O Guitar, que provavelmente foi fabricado entre 1902 e 1925.

Esta foto é muito conhecida por todos, creio eu. Este violão foi personalizado pela Gibson (Ren Ferguson), para o Johnny, por volta de 2006, na época das filmagens de Piratas do Caribe – O Baú da Morte.

É um Gibson J-200, e foi inspirada em Piratas do Caribe – A Maldição do Pérola Negra, quando Depp disse:

“A ship is more than a keel, a hull, a deck and sails – what it is freedom”.

Ferguson inspirou-se nessa frase, alegando que um violão é mais do que um enfeite, é também uma forma de liberdade.

Em 1996, foi feito um tributo a Hunter Thompson em Louisville, em que Johnny tocou violão, que possivelmente é da Gibson. Não podem ser vistos muitos detalhes.

Três violões podem ser vizualizados em “Medo e Delírio em Las Vegas”, “Platoon” e nos extras de “Era Uma Vez no México”.

No filme Platoon, o violão em questão possui um coração com a sigla “SF” dentro dele. Possivelmente, são as iniciais de Sherilyn Fenn, com quem Johnny namorava na época.

Nos extras e nos stills de “Chocolate”, mais dois violões aparecem:

Este violão, Johnny tocou no “Voices for Justice” em agosto de 2008. Todas as performances daquela noite, Johnny utilizou este violão, um LO da Gibson. Pela cor e desgastes que têm no corpo do violão, pode-se definir que é da década de 30.

Foi publicada uma página do VaJoLiRoJa, iate do Johnny, no site de Barcos dos EUA, e nesta página haviam fotos de toda área interna do iate. Em uma das fotos pode-se notar a presença de um violão, que possivelmente é o mesmo que foi utilizado no Voices for Justice.

Em 2006, Johnny tocou em um vídeo de Johnny Cash, “God’s Gonna Cut You Down”, com um violão preto e sem muitos detalhes.

Esses dois podem ser violões National Duolian ou Triolian Resonator. Ele foi visto tocando esses dois violões no filme Chocolate e em um photoshoot feito em 2009 por François-Marie Banier.

Um violão deste tipo, talvez o mesmo usado em Chocolate, pode ser visto ao fundo em uma entrevista que o Johnny deu para a Entertainment Tonight, na divulgação de O Turista.

Um outro violão Resonator pode ser visto em um photoshoot feito por Mark Seliger em 2003. O corpo do violão tem um design clássico e foi feito de latão banhado a níquel. No mesmo photoshoot, Johnny aparece com um outro violão em mãos. Também possui um design diferenciado, e muito bonito, cor natural da madeira.

As Cigar Box Guitars são aquelas guitarrinhas quadradas e pequenas, que acredito eu, vocês já viram Johnny perambulando com elas em algum lugar. Esse tipo de guitarra é feita a partir de caixa de charutos ou de materiais semelhantes. Possui somente 4 cordas e pode ser ajustado de modo semelhante a um ukulele (instrumento semelhante a um violão, que muitas vezes é chamado erroneamente de guitarra havaiana). Johnny já apareceu com elas diversas vezes,como pode ser visto na foto:

Com certeza, essa coleção não para por aí. Johnny deve ter uma coleção imensa de instrumentos, e tenho a sutil impressão de que essa coleção, mais do que nunca, só tende a aumentar.

Não se esqueçam de ampliar as fotos, é uma parte essencial desse post.

Agradecemos à Jaque por essa colaboração. Esta é mais uma matéria que servirá de fonte de pesquisa entre tantos que já fazem parte do acervo deste blog.

Esperamos vê-lo cada vez mais presente em shows, tocando com os amigos e atualmente com uma tal de JD Band, que ainda não sabemos detalhes sobre ela.

Aquela parte que a Jaquee falou sobre o terremoto no Haiti, e que Johnny gravou uma música com seu amigo Shane McGowan e amigos, chamada “I Put A Spell On You” e que ele tocou com uma Ibanez Destroyer.
Aqui está o vídeo, eu adoro a música, mas se alguem quiser ver só a parte que Johnny toca, é a partir dos 3:30s. É arrasando.rsrs

11 thoughts on “Mr. Depp e suas guitarras – (continuação)

  1. Ninalee disse:

    Arrasou, Jaquee!!! Super parabens!

  2. Pollyana Elias disse:

    parabéns novamente Jaque
    meu Deus são muitas mesmo 😯
    o Johnny toca muuuuitoo
    daria belo de um professor rsrs,imagina o Johnny ensinando você a tocar guitarra?sonho 😆

    beijoos adorei tudo tudoo

  3. Lu.moraes disse:

    Jaquee brilhou…

  4. ro disse:

    Jaquee brilhou… (2)
    O vídeo está entre os meus preferidos!!!

  5. marly disse:

    Pois é, com a porção de dinheiro que têm, colecionar o seu instrumento predileto é até natural.
    Você é multitalentoso né? Sabes tocar guitarra, sabes pintar, sabes representar, sabes ser gentil, sabes ser viril e sabes, sobretudo, enfeitiçar todas as mulheres que se demoram um pouquinho mais a te olhar.

  6. Jaquee disse:

    Obrigada pelos comentários gente 🙂 Fui um prazer imenso fazer essa contribuição. Atrelei duas coisas que amo muito: Johnny Depp e guitarra, e deu nisso! haha 🙂

  7. Jubs loves Depp! disse:

    😛 queria aprender a tocar com ele… 🙂 hahaaa! LOVE JOHNNY!

  8. Rosa Maria disse:

    😛 Parabéns Jaquee!! As fotos estão maravilhosas. Bela pesquisa. Você foi fundo.
    E o vídeo? Sem palavras! Só arrepio!

  9. jeeh disse:

    Novamente, parabéns Jaquee. Super completo e detalhado seu post.
    Claro que não vou conseguir distinguir os instrumentos de cara quando ele aparecer com algum, mas só de ter a oportunidade de conhecê-los melhor, ou saber mais detalhes sobre os que não conhecia, está de bom tamanho. rsrs

    🙂

  10. helen disse:

    I’m already learning guitar, but since I go to guitar course. love johnny depp always follow his career! bj!

  11. Fabio disse:

    Gostei da matéria! Não sabia que o Johnny tinha tantas guitarras. Sempre soube que ele é apaixonado por música, e essa é uma das coisas que tenho em comum com ele. Realmente o cara é talentoso. Parabéns pela pesquisa. Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

«
»