Categorias
Curiosidades Johnny Depp Música

Mr. Depp e suas guitarras – (continuação)

Conforme o prometido (isso me lembra uma fala do Cap. Jack rsrsr) Aqui estamos para apresentar a segunda parte da coleção de guitarras de Johnny.
A Primeira parte está no post anterior a este, logo abaixo.
Trata-se de uma pesquisa detalhada feita pela nossa companheira do fórum, Jaque.

A partir da segunda foto, todas as outras estão em miniatura clicáveis.

Esta guitarra, é de marca e modelo desconhecidas. Johnny foi fotografado com ela e mais um homem, também com a guitarra em mãos, aparentemente na Premiere mundial de Piratas do Caribe 3, em 2007. É um modelo incomum, eu particularmente, nunca vi uma guitarra dessas na minha vida, RS. Mas o Johnny, como um colecionador nato de guitarras, não poderia deixar essa passar!

Em 2009, um jornal da Alemanha publicou um artigo dizendo que Johnny havia comprado a segunda guitarra feita por um luthier (pessoa que constrói ou faz reparos em guitarras) alemão, chamado Duesenberg. No site de Duesenberg, há uma ala com o nome de todos os que já tocaram ou adquiriram uma guitarra feita por ele, e entre eles está o Johnny.

Quando houve aquele terrível terremoto no Haiti, Johnny gravou uma música com seu amigo Shane McGowan e amigos, chamada “I Put A Spell On You”.

Na música, Johnny tocou uma Ibanez Destroyer. O modelo Destroyer é de 1975. No início dos anos 70, a Ibanez estava fabricando guitarras muito parecidas com os modelos da Gibson.

A Gibson entrou em uma ação contra a Ibanez em 77, forçando-a a mudar sua linha. Aí que surge a Destroyer. Vários colecionadores de guitarras tem esse modelo como um dos mais importantes, e claro, Johnny não poderia estar fora.

Essa guitarra foi um presente que Johnny ganhou quando um grupo de cineastas foram à procura dele para lhe entregar um roteiro de um filme. Assim que esses cineastas tiveram a oportunidade de estar com Johnny, ele explicou carinhosamente aos cineastas que não tinha permissão para aceitar um roteiro dessa maneira; Teria que ir às vias tradicionais. Mas, como um “consolo”, talvez, Johnny aceitou a guitarra como presente. A história da busca pelo Johnny é contada em um documentário feito em 2007, chamado Do It for Johnny. A guitarra, é custom; Possui características da Fender Stratocaster, Telecaster e Dan Electro.

Além de guitarrista, ouvi por aí que Johnny é um ótimo baixista também, rs. Este é um baixo, de 6 cordas (geralmente o contra-baixo possui 4) que Johnny tocou na cerimônia que houve quando Hunter Thompson faleceu. É um contra-baixo da Fender, que possui uma afinação diferente de uma guitarra padrão.

Itaru Hirama fez um photoshoot com Johnny em 1995, em que ele aparecia segurando um contra-baixo. É um Precision Bass, feito pela Fender, e um dos primeiros baixos elétricos feitos pela marca. Foi criado e inserido no mercado em 1951, e é produzido até hoje.

Este outro contra-baixo foi tocado por Johnny no Festival de Música de Austin, em 1993. Aparenta ser outro Precision Bass, da Fender. Tem cor natural de madeira e escudo preto.

Além de guitarras e baixos, Johnny já foi visto com muitos violões por aí. Em Cry-Baby, ele tocou uma Gretsch Synchromatic archtop.
É um lindo violão! Em Chocolate, ele tocou um violão muito parecido também:

Este violão foi dado a Johnny enquanto ele filmava “The Rum Diary”, em seu aniversário de 46 anos em Porto Rico. É um violão da Gibson, um Gibson Style O Guitar, que provavelmente foi fabricado entre 1902 e 1925.

Esta foto é muito conhecida por todos, creio eu. Este violão foi personalizado pela Gibson (Ren Ferguson), para o Johnny, por volta de 2006, na época das filmagens de Piratas do Caribe – O Baú da Morte.

É um Gibson J-200, e foi inspirada em Piratas do Caribe – A Maldição do Pérola Negra, quando Depp disse:

“A ship is more than a keel, a hull, a deck and sails – what it is freedom”.

Ferguson inspirou-se nessa frase, alegando que um violão é mais do que um enfeite, é também uma forma de liberdade.

Em 1996, foi feito um tributo a Hunter Thompson em Louisville, em que Johnny tocou violão, que possivelmente é da Gibson. Não podem ser vistos muitos detalhes.

Três violões podem ser vizualizados em “Medo e Delírio em Las Vegas”, “Platoon” e nos extras de “Era Uma Vez no México”.

No filme Platoon, o violão em questão possui um coração com a sigla “SF” dentro dele. Possivelmente, são as iniciais de Sherilyn Fenn, com quem Johnny namorava na época.

Nos extras e nos stills de “Chocolate”, mais dois violões aparecem:

Este violão, Johnny tocou no “Voices for Justice” em agosto de 2008. Todas as performances daquela noite, Johnny utilizou este violão, um LO da Gibson. Pela cor e desgastes que têm no corpo do violão, pode-se definir que é da década de 30.

Foi publicada uma página do VaJoLiRoJa, iate do Johnny, no site de Barcos dos EUA, e nesta página haviam fotos de toda área interna do iate. Em uma das fotos pode-se notar a presença de um violão, que possivelmente é o mesmo que foi utilizado no Voices for Justice.

Em 2006, Johnny tocou em um vídeo de Johnny Cash, “God’s Gonna Cut You Down”, com um violão preto e sem muitos detalhes.

Esses dois podem ser violões National Duolian ou Triolian Resonator. Ele foi visto tocando esses dois violões no filme Chocolate e em um photoshoot feito em 2009 por François-Marie Banier.

Um violão deste tipo, talvez o mesmo usado em Chocolate, pode ser visto ao fundo em uma entrevista que o Johnny deu para a Entertainment Tonight, na divulgação de O Turista.

Um outro violão Resonator pode ser visto em um photoshoot feito por Mark Seliger em 2003. O corpo do violão tem um design clássico e foi feito de latão banhado a níquel. No mesmo photoshoot, Johnny aparece com um outro violão em mãos. Também possui um design diferenciado, e muito bonito, cor natural da madeira.

As Cigar Box Guitars são aquelas guitarrinhas quadradas e pequenas, que acredito eu, vocês já viram Johnny perambulando com elas em algum lugar. Esse tipo de guitarra é feita a partir de caixa de charutos ou de materiais semelhantes. Possui somente 4 cordas e pode ser ajustado de modo semelhante a um ukulele (instrumento semelhante a um violão, que muitas vezes é chamado erroneamente de guitarra havaiana). Johnny já apareceu com elas diversas vezes,como pode ser visto na foto:

Com certeza, essa coleção não para por aí. Johnny deve ter uma coleção imensa de instrumentos, e tenho a sutil impressão de que essa coleção, mais do que nunca, só tende a aumentar.

Não se esqueçam de ampliar as fotos, é uma parte essencial desse post.

Agradecemos à Jaque por essa colaboração. Esta é mais uma matéria que servirá de fonte de pesquisa entre tantos que já fazem parte do acervo deste blog.

Esperamos vê-lo cada vez mais presente em shows, tocando com os amigos e atualmente com uma tal de JD Band, que ainda não sabemos detalhes sobre ela.

Aquela parte que a Jaquee falou sobre o terremoto no Haiti, e que Johnny gravou uma música com seu amigo Shane McGowan e amigos, chamada “I Put A Spell On You” e que ele tocou com uma Ibanez Destroyer.
Aqui está o vídeo, eu adoro a música, mas se alguem quiser ver só a parte que Johnny toca, é a partir dos 3:30s. É arrasando.rsrs

2.503 respostas em “Mr. Depp e suas guitarras – (continuação)”

I seriously love your blog.. Pleasant colors & theme. Did you develop this website yourself? Please reply back as Iím planning to create my very own website and want to know where you got this from or what the theme is named. Many thanks!

After going over a handful of the articles on your website, I truly appreciate your way of writing a blog. I saved it to my bookmark webpage list and will be checking back in the near future. Take a look at my web site as well and let me know your opinion.

When I originally left a comment I appear to have clicked on the -Notify me when new comments are added- checkbox and from now on each time a comment is added I recieve four emails with the exact same comment. There has to be an easy method you can remove me from that service? Thanks!

Oh my goodness! Impressive article dude! Thank you so much, However I am going through difficulties with your RSS. I donít know the reason why I cannot join it. Is there anyone else having the same RSS problems? Anybody who knows the solution can you kindly respond? Thanks!!

After checking out a handful of the blog articles on your website, I honestly like your way of writing a blog. I saved it to my bookmark website list and will be checking back soon. Please visit my web site as well and tell me how you feel.

Hmm is anyone else encountering problems with the images on this blog loading? I’m trying to find out if its a problem on my end or if it’s the blog. Any feedback would be greatly appreciated.|

Hi there, I do think your web site could be having web browser compatibility problems. Whenever I look at your website in Safari, it looks fine however, when opening in IE, it has some overlapping issues. I merely wanted to provide you with a quick heads up! Apart from that, wonderful website!

штабелер электрический самоходный
[url=https://shtabeler-elektricheskiy-samokhodnyy.ru]https://shtabeler-elektricheskiy-samokhodnyy.ru[/url]

Hi there! This post could not be written any better! Looking at this post reminds me of my previous roommate! He continually kept talking about this. I will send this information to him. Pretty sure he’ll have a very good read. Thank you for sharing!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *