Categorias
Curiosidades Música

Mr. Depp e suas guitarras

Olá Depplovers!!!

Uma das dicas para quem se propõem a escrever um texto ou dar uma palestra ou algo relacionado, é “dominar o assunto”. Isto é fundamental.

Isto nos dá segurança, o texto flui, e passa para o leitor credibilidade.
Se o autor além de dominar o assunto, ainda tem afinidade com o tema, então os leitores percebem, pois fica impregnado no texto.

O assunto de hoje é sobre aquela coleção enorme de guitarras que Johnny possui.
Não imaginávamos que eram tantas.

Certamente tem muito mais, pois ele é um colecionador.
Coleciona obras de arte, livros raros, objetos dos filmes, dos amigos, etc… Imagine sua coleção de guitarras, que é uma paixão.


Nós temos uma menina no fórum que mais do que ninguém tonteia cada vez que Johnny aparece com uma guitarra.
Isto porque ela toca guitarra, e conhece bem esse instrumento.

Toda vez que ele aparece tocando ela já vem dizendo o nome da guitarra e isso e aquilo e a gente fica ??

Meu instrumento musical preferido também é a guitarra, mas só sei ouvir e babar vendo os caras tocando e no máximo conheço alguns guitarristas famosos…

Então convidamos a Jaquee do fórum DL para fazer essa matéria.
Ficamos surpresas, com o tamanho que isso ficou. São tantas guitarras, que não coube nesse post. Tive que dividi-lo em duas partes.
Amanhã postarei a segunda parte.

O texto está bem sequinho, descritivo porque foi nescessário ser assim, pois ficaria muito extenso.
Parece que Johnny troca mais de guitarra do que de roupa em suas apresentações, hahah.
É um desfile de guitarras!

(Aconselho clicarem nas fotos para ampliar. As guitarras são lindas, e quem está “vestindo” essas guitarras, nem se fala.!!!)

O texto abaixo então passa a ser da Jaquee:

Johnny Guitars

“Quem de nós nunca teve vontade de visitar a coleção completa de guitarras de Johnny Depp?
Pessoas como Keith Richards já tiveram esse imenso privilégio, e em uma entrevista de 2007, Keith Richards disse:

“He’s got one of the best guitar collections, very ecletic”. (Ele tem uma das melhores coleções de guitarra, muito eclético).

A história de amor entre Johnny e instrumentos musicais começou quando ele tinha apenas 12 anos, quando convenceu sua mãe de comprar uma guitarra Decca de 25 dólares. Não encontrei registro nenhum do Johnny tocando, ou alguma informação sobre esta guitarra.

A primeira guitarra que se tem registro de Johnny tocando publicamente, data de 1980, era uma Gibson Flying V.
Possivelmente, é um show que Johnny fez com a sua antiga banda, nomeada “Bitch”, em um show de talentos na Flórida. O nome da guitarra foi dado devido ao formato em V que possui seu corpo.

Essa guitarra, vocês com certeza conhecem e muito bem. Aparentemente, o “xodó” do Johnny, é a guitarra Fender Telecaster Classic ’56.
Penso que essa é a guitarra mais conhecida que ele tem, há fotos dele tocando essa guitarra entre os anos de 1982 e 2008, tocando com a Banda P e The Kids.
É uma linda guitarra, e de ótima qualidade. O Johnny tem razão de gostar tanto dela, a Fender é uma das melhores marcas no ramo! Em 2009, quando ele foi para o Japão para a premiere de “Inimigos Públicos”, ele levou sua Fender, e um importante jornal japonês, publicou um artigo dizendo que o Johnny gosta de levar essa guitarra com ele quando ele vai ao Japão.

A segunda Fender do Johnny é uma Fender Telecaster Custom. É o mesmo modelo (Telecaster), só muda a cor. Ela tem um acabamento ‘sunburst’, que dá o efeito de sombreamento na guitarra. Ele tocou essa guitarra em 2001 em um show da Vanessa Paradis, sua esposa, na música Fais pas ci, fais pas ça.
Se a foto for ampliada, pode ser notada a letra “B” no corpo da guitarra, que possivelmente é uma etiqueta indicando o código de um país, no caso a Bélgica.

No começo de 1989, Johnny tocou em um evento beneficente com uma Fender Telecaster. As fotos do evento estão em qualidade ruim e são preto e branca, mas possivelmente tem o corpo de cor natural de madeira e o escudo branco. O show contou com a presença de Debbie Harry, Sal Jenco, Richard Grieco e Jim Ryan.

Em 1987, Deborah Feingold fez um photoshoot com Johnny em que ele apareceu com uma Fender Stratocaster, um outro modelo da marca Fender, que também é conhecida e utilizada por muitos guitarristas. Não se tem o modelo exato porque não dá pra ver claramente as cores, mas é possível que seja algo semelhante a isto:

Nos anos de 1981, 1987 e 1992, apesar da má qualidade da foto, dá pra perceber que Johnny tocou com uma Fender Sunburst Stratocaster com as bandas The Kids, The Big Bang e The Partybreakers respectivamente.
É uma guitarra muito comum também, de enorme qualidade!

Na música de Tom Petty and The Heartbreakers, Johnny aparece no clipe tocando uma Fender Stratocaster vermelha, em 1991. A música se chama Into The Great Wide Open. Além da Fender Stratocaster, ele aparece no clipe, tocando um violão. Não se sabe a marca do mesmo, mas era um violão que tinha um acabamento de cor bem clara e com um detalhe marrom abaixo das cordas.

Em 1993, ele aparece com a Banda P no Prêmio de Música de Austin com uma Blonde Fender Stratocaster, uma guitarra de corpo branco e escudo branco. Todas as guitarras Stratocaster têm as mesmas características em relação a timbre e qualidade de som.
Basicamente, a única coisa que muda entre elas é a cor.

A última Fender Stratocaster que se tem registro com o Johnny, é uma Black Fender Stratocaster, de corpo preto e escudo branco. Ele tocou com ela em 1994 no “Top of the Pops”, com Shane MacGowan, um amigo do Johnny, que mais ou menos nessa época, foi fotografado junto com ele em um photoshoot.

Recentemente, vimos Johnny tocando com Keith Richards na After-Party de The Rum Diary.
Ao que me parece, ele estava com uma Deluxe Power Stratocaster.
Esta linha, possui captadores que permitem a mistura de tons acústicos com tons de uma Stratocaster SS, que possui outro tipo captador. Casa muito bem com um estilo blues. E foi exatamente o que eles tocaram lá.

Em 1999, Johnny tocou com Iggy Pop em Paris com uma Gretsch Jet Firebird Guitar vermelha. A guitarra possui características que a classificam como uma guitarra Vintage, ela pode ter sido feita no decorrer da linha de 1968 do modelo Jet Firebird Double Cutaway.

Duas vezes ele apareceu tocando com uma guitarra Gibson Les Paul. A Gibson , além da Fender, também é uma das melhores marcas do ramo, estando sempre entre as opções de guitarra de grandes músicos.
A primeira vez que Johnny foi visto tocando esta guitarra, foi em uma reunião da banda The Kids, de 1985; A segunda foi em um show da mesma banda no Rockandy Club de 1996. As fotos do segundo show, não são claras o bastante para ter certeza de que são a mesma guitarra, mas possivelmente sim, uma Gibson Les Paul dourada.
A mesma guitarra pode ser vista no tributo a Al Pacino que Johnny fez em maio deste ano.

Outra Gibson Les Paul de Johnny apareceu em 1993, no seu antigo bar, Viper Room, com a Banda P. Desta vez, a guitarra possui um tom de sombreamento mais leve. Por causa do jogo de luzes presente no show, e consequentemente nas fotos, não dá pra ter certeza das características da guitarra.

Lembram do show com Alice Cooper? Então, Johnny usava uma Gibson Les Paul Special, linda, de corpo amarelo e escudo preto.
Provavelmente é uma guitarra de 1958, devido ao recorte do seu corpo e a localização dos captadores da guitarra. É possível que Johnny tenha adquirido esta guitarra quando foi visto em uma loja de instrumentos em Chicago, em abril de 2011.

No Continental Club, em 22 de outubro deste ano, a guitarra da vez foi , uma Red Gibson Les Paul Junior apresentando-se com Bill Carter.
É uma guitarra de 1954, que sofreu redefinições no seu modelo, até estar do modo como chegou às mãos do Johnny.

Em 2004, Johnny foi fotografado em um photoshoot com uma guitarra que se parece muito com uma Gibson Custom ES-175, exceto pela cor do escudo e dos captadores. É uma guitarra semi-acústica, que foi modelada em meados de 1957.
São guitarras mais utilizadas sem a adição de efeitos muito perceptíveis, e são preferíveis para tocar músicas de jazz e blues tradicional.”

(continua no próximo post)

——————————————————
Então, obrigada Jaque por essas informações, e voltem aqui amanhã pois estarei postando a segunda parte. São 34 fotos! Eram 50. Conseguimos reduzir um pouco,
fazendo essas montagens.
É guitarra que não acaba mais!!!
Eu não poderia deixar de fora deste post este vídeo que levou a galera ao delírio no fórum esta semana e assim como a platéia que está neste show durante um solo de UM MINUTO entre o 2:30s e o 3:30s. Imperdível!!!

Bjs
Sa.

8.112 respostas em “Mr. Depp e suas guitarras”

I simply couldn’t depart your site before suggesting that I extremely loved the standard info a person supply in your visitors?
Is gonna be again ceaselessly in order to check up on new
posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *