O gosto pela leitura

Johnny é um cara que de longe conseguimos perceber que tem um forte senso de escolha. Com relação a leitura, por exemplo, eu (pelo menos) que já li alguns livros que ele leu e, alguns que possivelmente ele pode ter lido, posso afirmar tranquilamente que, todos os livros que lemos em comum são de conteúdo forte, autêntico e complexos. Escritos por pessoas de características marcantes que tem algo a dizer…

Continuando o post que a Salete fez logo no começo do nosso blog (Aqui vocês podem lê-lo  http://www.depplovers.com.br/blog/lendo-com-johnny/#more-387), este post vai mais além e apresenta alguns títulos que o nosso querido e “cultíssimo” ídolo leu, além de alguns títulos que ele “possivelmente” tenha lido.

A lista é IMENSA, só de pensar em começar esse post já me deu preguiça. rs Mas, não se preocupem. Nada será entediante, e sim interessante! E para não cansar nossos neurônios vou postar em partes para aproveitarmos melhor o que o gosto literário do John tem a oferecer…

De entrada vou começar com os escritores que mudaram uma geração. São eles os escritores Beat, Gonzo e ativistas em geral…

De cara, começo com livros de um dos meus escritores favoritos, e que, segundo o próprio Johnny, O DELE TAMBÉM. Hunter Thompson.
Hunter foi como todas nós já sabemos um grande amigo do Johnny, além de um cara que provavelmente deixou ótimas e malucar recordações em sua vida.
Os livros: Bem, posso afirmar que Johnny provavelmente tenha lido todos os livros do Hunter, por tanto, vou citar alguns mais importantes, ok!
-Medo e Delírio em Las Vegas
-Reino do Medo
-The Rum Diary (Johnny o ajudou a lançar)
-Hell´s Angels
-A Grande Caçada aos Tubarões
-Better Than Sex (sem tradução para português)
– ScrewJack

Próximo da lista, Charles Bukowski, conhecido mundialmente como “o velho safado”. Um verdadeiro vagabundo que para sobreviver resolveu escrever E MUITO BEM POR SINAL. Ele tem livros de conteúdo extremamente forte e obsceno, por isso, se você tem menos de 18, não aconselho ler… Hunter entra nessa lista também, assim como grande parte desse post (rs). Ele também é meu escritor favorito!
Os livros: Sei que a lista também pode ter sido grande, por isso, colocarei os que tenho quase certeza que ele leu, pois são os clássicos de Bukowski.
-Notas de um velo safado
-Fatotum (virou filme com Lili Taylor que gravou Arizona Dream com Johnny)
-Hollywood
-Pulp

Next… Willian Burronghs. AMO!
Um cara de personalidade fortíssima que escreveu os livros mais malucos que já li, mas todos com muito conteúdo e muita criatividade. Ao contrário do que dizem por ai, Winona Ryden não era afilhada dele e sim de Timothy Leary outro escritor da era Beat.
Os livros: Nossa, quando Johnny disse nos extras de Piratas I que ele era matusalém, após perceber a quantidade de livros que ele já leu, começo a achar que ele relamente é Matuzalém, são MUITOS títulos! rs
-Almoço Nú (um clássico)
-E os hipopótamos foram cozidos em seus tanques (escrito em parceria com Jack Kerouac)
-Garotos selvagens

Ah… Outro grande escritor que Johnny também adorava e que, para quem gosta desse tipo de leitura ousada e abusada, esse foi o cara que definitivamente fez você “pegar a estrada”… Jack Kerouac.
Os Livros: Mudaram várias gerações, incluindo a do Johnny e a minha…
-On The Road (em português PÉ NA ESTRADA. Outro clássico da literatura beat)
– Big Sour
-Os Subterrâneos
-Visões de Cody (meio que uma continuação “não continuação” de On The Road)

Ernest Heminhway foi um escritor que pouco se sabe, a não ser por suas obras impactantes que em grande parte relacionadas com acontecimentos da sua vida.
Os livros: Todos de grande significado literário. Não tem explicação, você deve ser para entender.
-Por que os sinos dobram
-O Sol Também se Levanta
-O Velho e o Mar

Allen Ginsberg não fica atrás! Se vocês vissem fotos desse “tio” vão perceber que cara de normal ele não tinha. Ele foi percursor do universo Beat e ajudou principalmente Jack Kerouac a escrever. Johnny também gosta muito do que ele escreveu.
Os Livros: Poemas! Esse era o forte de Allen.
-O Uivo (considerado um grande livro de poemas, mas também extremamente obsceno e pornográfico)
(não tenho certeza de outros livros que o Johnny possa ter lido)

Esse ainda é um grande amigo do Johnny e pelo que constatamos percursos de uma de suas novas tatoos. Johnathan Shaw.
Johnathan vive no Rio de Janeiro e para quem não sabe ele é um grande tatuador ( sonho em fazer algo com ele). Amigo particular de Johnny, Shaw também escreve livros de cunho “pesado”, mas tenho certeza que Johnny já os leu!
Os Livros: Baseados em suas experiências na cidade maravilhosa. Nem um deles tem tradução para português, pena!
-Narcisa
-Love Songs to the Dead
-Scab Vendor (novo)

Ok, fim do 1º ato. Acho que algumas de vocês devem ter se assustado, mas, não entrem em pânico! O Johnny não gosta só de livros “pesados”, no 2º ato vou apresentar alguns bem mais emocionais e carismáticos, ok!

Aproveitem algumas das dicas e divirtam-se!

10 thoughts on “O gosto pela leitura

  1. Ninalee disse:

    Ka, Adorei o post “culto” ! Estes escritores sao realemnte a representacao de geracoes e de grandes mudancas de comportamento. O proprio Johnny foi super influenciado por eles.

  2. Salete disse:

    Esse post tem que ficar muito bem guardado. Que roteiro de leitura.! Pelo menos alguns desses vou ter que conseguir encontrar. Humilhou hein, eu falei de um livro, ela vem com essa biblioteca rsrsrs. Estou no aguardo da outra lista certo, mocinha!
    Parabéns ka!

  3. Lu.Moraes disse:

    Karina simplismente adoravel…parabens moça.

  4. ro disse:

    Show Ka!!!
    Basta ler a lista para constatar o quanto Johnny é maravilhosamente culto, sensível e profundo.
    Ah, e caprichou nas fotos hem?

  5. wanessaw disse:

    Adorei Ká , meu parabens , vou tentar encontrar um desses por aqui , haha !

  6. Clara disse:

    Muito bom, Ka! Parabéns!
    Os livros são sempre companheiros do Johnny♥!!! E você conseguiu mostrar isso no tópico e ainda nos ajudou com a listinha :D!!! Eu não li todos esses livros e de alguns só devo ter lido parte, mas sei que são bons livros e profundos!!! Obrigada, me ajudou a conhecer mais ainda o nosso Johnny♥♥!!!
    Beijos,
    Clara

  7. karina_aka disse:

    Ai que bom que gostaram… fico tão feliz com isso!!!
    Preparemse, assim que estiver prontoo novo post trará títulos também profundos e que, com certeza, vocês vão querer para vocês! rs

  8. Bree disse:

    Muito bom o post Ka!!! Conheço todos os autores mas me envergonho de dizer que não li nenhum desses livros ): AINDA! ahuaeuh Afinal é um novo ano XD To terminando de ler A Cabana e já tenho essa lista inteirinha aí… Abração!!!

  9. Luisa disse:

    Nossa, com essa lista, não temos desculpas para não ler mais! Adorei ka!

  10. Carina disse:

    Depois que conheci o Johnny, eu mudei em muitos aspectos, um deles foi que comecei a ler mais. Acreditem, antes do Johnny, nem perto de uma biblioteca eu passava, rs.
    Nunca li um livro desses autores, mais depois de ler este post vou procurar aqui na cidade, me interessei bastante! Obrigada Karina pelas dicas, adorei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

«
»