Olhos que falam mais do que palavras

Conheci computadores quando estava saindo do ensino médio, logo que tive contato com esse mundo de internet a febre era ter um perfil no Orkut, lembro que um amigo criou um para mim.

Lá as primeiras comunidades que procurei foram sobre Johnny e navegando por uma que já nem lembro o nome, encontrei um comentário mais ou menos assim “Porque choram os homens é o pior filme dele, ele nem fala” ler algo do tipo me impactou um pouco.

Eu tinha acabado de conseguir esse filme, ele foi o terceiro da minha coleção que hoje já passa de vinte (e ainda faltam muitos), e me marcou bastante, pois Johnny era um cigano. Johnny não interpretava um cigano, não! Mais do que isso, ele se tornou um cigano, não seguindo aquela ideia alegre e feliz e comunicativa, que sim temos mas não sempre.

pqcoh2

Cesar tinha algo diferente, uma coisa que nós ciganos guardamos desde pequenos. Ciganos falam pelo olhar, é com os olhos que transmitimos o que sentimos e por eles nos entendemos uns com os outros, não é preciso muitas palavras quando a alma é verdadeira, os olhos interpretam suas vontades.

E no filme eu vi isso, não só em Johnny, mas em toda uma mesa que por um acaso era constituída de ciganos legítimos, e ali naquele circulo não era possível diferenciá-lo, ele tinha o mesmo jeito de olhar, de andar, e principalmente o jeito de falar, fosse com os olhos ou com palavras.

pqcoh1

Antes de conhecer Cesar eu tinha certa vergonha da ciganidade, triste pensamento de quem conhece bem o preconceito mesmo sem ter vivido um terço do que outros passam todos os dias. Aprendi com ele a não temer e valorizar as raízes que tenho.

Conheço ciganos de todas as partes do mundo e como todos, carrego no peito a dor do holocausto, que em muitos livros é ignorada, Cesar lutou nessa época e, mesmo que o filme não mostre, pereceu.

As lágrimas dele ao se separar da amada são mais, bem mais, que saudade, ele sabe que nunca mais a verá e sabe também o motivo, nenhum grupo cigano tinha forças para enfrentar o exército alemão.

tumblr_lqvda6OpUm1qcvmibo1_500

Para qualquer um esta cena é emocionante, agride o coração e a alma de quem reconheceu o verdadeiro amor. Nada sobre ele é dito depois, não é necessário, mas imagine um grupo cigano feliz em noite de festa, dançando cantando e batendo palmas, por mais doloroso que fosse o destino, acredito que assim aquele grupo de roms seguiu até o fim, pois filhos do vento não temem a morte, muito menos se souberem como será.

pqcoh3

12 thoughts on “Olhos que falam mais do que palavras

  1. Rosa Maria disse:

    Ouvir a opinião de uma representante do mesmo povo que Johnny vive neste filme, tem um peso especial, e passa uma verdade que muitas pessoas não perceberam, ou por desconhecimento, ou preconceito. Julgar sua interpretação pela ausência de palavras, é de uma ignorância sem tamanho. Por que choram os homens é um filme belíssimo, sobre os crimes da Segunda Guerra Mundial, e a interpretação de Johnny uma joia.

  2. Salete disse:

    Lindo texto, que só poderia vir de uma autêntica cigana. Este é um dos meus filmes preferidos.
    Obrigada Eliana! Bem vinda ao BlogDepplovers! Tua estréia por aqui não poderia ter sido melhor! Com alma! Alma cigana!

  3. Luzmarilda disse:

    Texto perfeito.
    “Carrego no peito a dor do holocausto” muito forte.
    Obrigada,seja bem vinda.

  4. aretusa disse:

    Lindo texto super bem escrito ,parabéns seja bem vinda , nos passa teu conhecimento e agora recordando do filme a gente sabe porque ele falava tão pouco e que muitas dessas palavras nao ditas foram expressadas somente num simples olhar . Maravilhoso . Bjus adorei.

  5. CamilaD disse:

    Eliana, assim como você esse também foi um dos primeiros dvds que tive o prazer de encontrar, amei o Cezar, logo desenhei ele e ele foi um dos desenhos que guardei inocentemente para mim. Até que foi levado até o Johnny nas mãos da Clara. Um sonho. Um tesouro que me faz lembrar como admirei aquele Cigano viajante, por sua força, e sensibilidade, não hesitei em procurar uma foto e desenhar.
    É uma benção ter uma represetante Cigana no DeppLovers para abrir nossos olhos e acrescentar boas ideias. Questão de preconceito é sempre bem vinda, que NÃO tem lugar no coração do Johnny e nem nos nossos. Obrigada Lia, agora o Blog esta mais completo!

  6. Adriana disse:

    Bem vinda, Lia. Palavras de quem tem proficiencia e categoria!

  7. Ro disse:

    O filme que já adoro vai passar a me causar mais emoção ainda depois das tuas palavras…Que lindo tudo o que disseste. E, como não poderia deixar de ser, com toda a propriedade. Obrigada por agregar ainda mais emoção ao trabalho do ator que tanto admiramos. Parabéns pela estreia tão especial.

  8. Mônica disse:

    Lindo texto!Johnny não precisa falar muito em seus filme,pois sua atuação é muito expressiva e marcante!

  9. Liu disse:

    Emoção!!! Johnny fazendo o bem… Homem dos olhos que falam. Eliana, parabéns pelo texto.

  10. Cy disse:

    Com ou sem palavras Johnny dá um show de interpretação em qualquer filme e nesse, a entrega dele é assustadora. “Esse é o pior filme dele” me fez rir…. Post perfeito!

  11. edy disse:

    Eu amei esse texto! “Não é preciso muitas palavras quando a alma é verdadeira, os olhos interpretam as suas vontades.”
    Nossa, muito intenso. Muito verdadeiro!

  12. Denise Xavier Gonçalves disse:

    Sem palavras… Pra q? Você disse tudo, Eliana! Grande abraço a tod@s!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

«
»